quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aprendizes de Xamã (Géraldine Correia)

A busca por um equilíbrio pessoal, um longo percurso de aprendizagem e os fundamentos de uma espiritualidade completamente diferente dos rumos mais conhecidos são o que Géraldine Correia apresenta neste livro. Uma viagem ao mundo das plantas psicotrópicas e às diferentes possibilidades no mundo do xamanismo, contada de forma bastante pessoal, mas, ao mesmo tempo, explicando bases e conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem. E o primeiro impacto é, inevitavelmente, de estranheza, já que aquilo que aqui é explicado é, em muitos aspectos, diferente e contrastante com muitas outras formas de espiritualidade. Para quem não tiver conhecimentos prévios do tema (como foi o meu caso), a impressão inicial deixada por este livro é a de muito para assimilar em muito pouco tempo, já que se trata de um livro relativamente curto, mas onde as muitas experiências vividas pela autora se cruzam no seu relato de aprendizagem.
Passada esta confusão inicial, a leitura torna-se muito interessante. Ainda que a sensação de entrar num mundo completamente desconhecido nunca se desvaneça, é fácil, depois de assimilado o estilo de escrita da autora, diferenciar os princípios que definem a experiência vivida dos relatos da experiência pessoal. E estes dois elementos constroem um equilíbrio interessante: ao acompanhar a história da autora, desperta-se curiosidade em saber mais da sua evolução e do que a terá despertado, enquanto que, ao ver as regras associadas aos retiros e às diferentes plantas, surge o interesse em saber de que forma os seus efeitos se manifestam em cada um. 
Resulta disto uma obra interessante, onde é, apesar de tudo, o registo pessoal o que mais cativa, dando a conhecer uma forma diferente e pouco conhecida de viver a espiritualidade. Para mim, era um mundo completamente novo. Ainda assim, gostei de ler.

2 comentários:

  1. Olá,
    Obrigada, gostei de ler o seu feedback!
    Géraldine Correia

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde Geraldine,
    Acabei de ler o sei livro ontem ... ainda estou a respirar, pois a leitura foi uma maratona de conhecimentos e aprendizagem. Quando acabei ... queria ter logo outro livro, espécie de seguimento deste. Fiquei com agua na boca. Vou comprar os outro livros. Obrigada por partilhar o seu percurso e ensinamentos.

    ResponderEliminar