quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os Apóstolos da Fénix (Lynn Sholes e Joe Moore)

Seneca Hunt, jornalista, assiste à exploração do túmulo de Montezuma pela equipa de escavação liderada pelo seu noivo, quando, de repente, o que parece ser uma grande história transforma-se numa situação trágica, quando um atentado no local a deixa como única sobrevivente. Não há explicações para o sucedido. Nenhum grupo reclama a autoria do atentado. E Seneca precisa de respostas. Mas a situação é muito mais complexa do que parece e o seu contacto com o escritor Matt Everhart revela-lhe que o corpo de Montezuma não é o único desaparecido. Há uma série de ossadas de assassinos em massa que estão a ser roubadas, e o líder de um culto determinado a restaurar a antiga ordem... independentemente dos meios necessários.
Capítulos curtos, muita acção e uma série de surpresas são os grandes pontos fortes deste livro viciante, onde diferentes protagonistas se cruzam numa história que vai ganhando complexidade à medida que o mistério se torna mais e mais... estranho. Alternando entre a aventura de Seneca e Matt e as histórias de Billy Groves e Javier Scarrow (e de que circunstâncias determinaram a conjuntura presente), os autores conseguem manter constante a curiosidade em saber mais, mesmo quando os acontecimentos tomam um rumo mais ligado ao sobrenatural. Cria-se, desde cedo, a sensação de que uma mudança de impacto se aproxima e a curiosidade em saber em que circunstâncias esta se dará faz com que a leitura se torna compulsiva.
Um outro aspecto curioso é a forma como os elementos de diferentes crenças se cruzam, tanto na justificação para o que está a acontecer como nos planos de Scarrow para o seu grande evento. Desenvolve-se, desta forma, uma teoria curiosa e, ainda que alguns pequenos aspectos sejam deixados em aberto, a ligação entre a fé de Montezuma e os elementos da mitologia cristã fundem-se numa história bastante cativante.
Ainda de referir o desenvolvimento das personagens, que, não sendo o foco principal deste livro, é explorado no que parece ser a medida certa. Seneca, em particular, destaca-se com as suas atribuladas relações familiares e com a necessária reacção a uma perda diferente, apelando à empatia do leitor. Mas há também outras personagens interessantes, tanto do lado de Seneca (Al com a sua tentativa de recuperar o tempo perdido) como dos seus adversários (a vontade de Scarrow de fazer o melhor pelo mundo, em oposição aos meios utilizados, cria uma interessante ambiguidade).
Viciante, com bons protagonistas e uma história muito interessante, uma leitura com muito de acção, um toque de emoção bastante bem conseguido e algumas surpresas ao longo do percurso. Envolvente e surpreendente... Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário