sábado, 28 de janeiro de 2012

A Viagem do Caminheiro da Alvorada (C.S. Lewis)

Para Edmund e Lucy, as férias em casa do insuportável primo Eustace afiguram-se insuportáveis. Mas, ao iniciar uma discussão diante do quadro de um navio, algo de estranho acontece e, mais uma vez, Lucy e Edmund vêem-se transportados de volta a Narnia, na companhia do seu desagradável primo. Desta vez, a aventura é a bordo de um navio, já que Caspian prometeu descobrir o que existe para lá do território conhecido e saber o que aconteceu aos lordes que eram fiéis ao seu pai. E, assim, Lucy e Edmund vêem-se no centro de novas descobertas...
A principal diferença entre este livro e os anteriores está no facto de haver várias aventuras, mais curtas e mais pequenas, mas com uma evidente ligação, em vez de uma situação principal para resolver. Cada nova paragem no percurso do Caminheiro da Alvorada é o centro de uma nova aventura e as diferentes (e mais ou menos delicadas) situações permitem pôr em evidência diferentes personagens, com as suas forças, mas também com as suas vulnerabilidades.
Encontra-se também, neste livro, um paralelismo interessante com as histórias anteriores. Eustace, que surge desde o início como uma figura intratável, acaba por ser quem mais cresce ao longo da narrativa e parte das suas circunstâncias evocam a situação de Edmund em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Insinua-se, pois, nestas semelhanças a mesma mensagem de redenção possível que já surgira na história de Edmund e que ganha força com as mudanças operadas sobre a personalidade de Eustace.
Apesar da evidente diferença a nível de enredo, nada se perde no que toca à envolvência da história. Na verdade, a sucessão de diferentes aventuras surge como um toque de mudança relativamente ao rumo dos livros anteriores, surpreendendo ao mesmo tempo que cativa com as suas personagens bem definidas e as interessantes situações em que estas acabam por se encontrar. Além disso, com a descoberta das diferentes ilhas surge também a descoberta de diferentes aspectos na natureza das personagens, criando um muito interessante percurso de crescimento para os principais envolvidos.
Cativante e com muito de bom para descobrir, esta é, em suma, uma grande história feita de múltiplas aventuras, onde cada personagem desempenha um importante papel no desenvolvimento de valores como a coragem, a amizade e o altruísmo (porque é, afinal, desse crescimento interior, que vive o melhor da história). Mais um regresso marcante a um mundo cheio de coisas boas.

Sem comentários:

Enviar um comentário