sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

À Procura da Verdade (Barbara Delinsky)

Seguindo as pisadas de Grace Metalious, Annie deixou para trás a terra em que cresceu e tornou-se numa conhecida escritora. Mas, tal como Grace na sua caracterização de Peyton Place, Annie sabe que a aparentemente tranquila Middle River esconde muitos segredos. Agora, Annie tem de regressar e descobrir que factores poderão ter influenciado a doença da mãe. É que também a sua irmã apresenta sintomas semelhantes e tudo a leva a suspeitar de um grande segredo no ponto fulcral de Middle River. Assim, Annie regressa, pronta a enfrentar o passado e a descobrir a verdade. Mas, num lugar onde os segredos dominam, há muitos que prefeririam vê-la pelas costas.
História e personagens cativantes, levantando temas interessantes e com momentos de muita intensidade emocional, são parte do que faz de À Procura da Verdade um livro com muito de bom para descobrir. E a envolvência surge logo às primeiras páginas, com a apresentação de uma protagonista que, ainda assombrada por situações do seu passado, cresceu para se tornar forte e segura, mas que mantém uma algo indesejada relação com as suas raízes. Na verdade, ao acompanhar Annie no seu regresso à terra natal, a autora constrói uma boa base para uma história que evoca empatia para com a protagonista (empatia que cresce ao longo do enredo com as muitas dificuldades que lhe vão sendo levantadas) e que cria, desde logo, um contraste interessante, na análise das diferenças e semelhanças entre Annie Barnes e Grace Metalious.
Um outro aspecto particularmente marcante é a forma como a autora caracteriza a vida em lugares pequenos. Os segredos que, na prática, são do conhecimento geral, mas que, mesmo assim, são silenciados, o tipo de vida em que todos sabem tudo sobre todos e até mesmo o nível de influência exercido por algumas das figuras principais do lugar são elementos comuns a este tipo de ambientes e a autora desenvolve-os muito bem. O que leva a uma das questões essenciais do livro, já que o grande segredo na linha da narrativa está, afinal, relacionado com o silenciar de uma situação perigosa e ilegal, levantando questões pertinentes no que toca aos protocolos de segurança no contacto com materiais tóxicos - e às possíveis consequências, quando estes são contornados.
Também quanto aos protagonistas e à relação entre ambos há bastante de bom para dizer. Se, de Annie, o que cativa é o seu crescimento pessoal, com a descoberta de uma sensação de pertença e de segurança mesmo perante as dificuldades, já em James é a sua história familiar, influência para a personalidade discreta que contribui no definir dos seus planos. Da falibilidade nas suas hesitações iniciais surge o percurso do seu próprio crescimento, a descoberta da coragem para enfrentar quem for necessário e fazer o que deve ser feito. E também isto faz com que a relação entre os protagonistas não se defina apenas pela atracção (que está presente, é certo), mas principalmente pelos objectivos comuns que fazem com que o elemento romântico surja de forma mais gradual e, de certa forma, mais realista.
Cativante, com um toque de romance e a medida certa de emoção, À Procura da Verdade é uma história de regressos e de encontros. Retrato bastante preciso da vida em ambientes pequenos, mas, e principalmente, história de crescimento e da descoberta de uma protagonista forte e determinada, um livro marcante.

Sem comentários:

Enviar um comentário