terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Grandes Enigmas da História de Portugal - volume III

Dos tempos áureos dos Descobrimentos ao Grande Terramoto de 1755 e às suas consequências, este livro percorre, apresentando novas teorias e levantando possibilidades de resposta para os seus principais enigmas, os pequenos pormenores e os grandes acontecimentos da História portuguesa, bem como os mistérios a eles associados. Reunindo um vasto conjunto de autores, novas perspectivas e elementos menos conhecidos são aqui apresentados, numa leitura completa, organizada e interessante.
Vários artigos, de variável dimensão e complexidade, mas todos, de alguma forma, com bastante para descobrir, são apresentados neste livro. Organizados numa linha temporal mais ou menos definida, o que permite ao leitor ficar, à partida, com uma ideia bastante clara do âmbito global desta leitura, há, no conjunto desta obra, uma diversidade de temas que contribui para uma visão bastante completa do período histórico apresentado.
Haverá, naturalmente, alguns artigos que se destacarão ao longo da leitura, quer por uma abordagem mais completa, ou até por um estilo de escrita que torne a leitura mais envolvente, quer mesmo porque o tema desenvolvido seja mais cativante para o leitor. Apesar disso, todos os artigos têm os seus pontos de interesse e, das teorias mais familiares, dos enigmas que levantam várias possibilidades, mas para os quais a verdadeira resposta fica em aberto, e até do desenvolvimento da história e da personalidade de figuras que ficaram para a posteridade, há sempre algo de novo e de interessante para descobrir.
De leitura agradável, mas vasto em conhecimento apresentado e levantando algumas possibilidades pouco conhecidas, fica, pois, da leitura desta obra, um impacto claramente positivo. Cativante, esclarecedora e muitíssimo interessante, um livro que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário