sábado, 7 de janeiro de 2012

A Minha Guerra (Alcino Ferreira)

Testemunho de experiências em cenário de guerra, esta é a história de Alcino Ferreira, daquilo que viveu durante a Guerra Colonial e do seu percurso de vida, antes e depois das marcas desse tempo. Escrito num registo muito pessoal, o autor percorre as suas memórias daqueles tempos, reflectindo sobre as escolhas que foram necessárias, sobre as consequências deixadas pela experiência e sobre a forma como o seu papel (e o de muitos outros) foi (ou não) recomendado no fim.
É interessante notar como, num livro que é, afinal, relativamente breve, se reúnem tantas e tão diferentes experiências. Do seu percurso de crescimento até à guerra e depois dela, o autor percorre inúmeros episódios da sua vida, e fá-lo de forma sucinta, mas com a precisão necessária a que o leitor fique com uma ideia bastante clara do relatado. Tudo é apresentado de forma directa, mas talvez seja por isso mesmo que a imagem fica: não há rodeios para atenuar o impacto das situações relatadas. E isto aplica-se tanto às boas como às más.
O que me leva a um outro aspecto muito interessante. Nota-se um cuidado em não mostrar apenas o lado negro das situações e, ao percorrer a sua vida, o autor acaba por destacar os bons momentos, mesmo quando estes são pequenos em comparação com a situação global. Tratam-se, por vezes, de circunstâncias duras, mas não é o pessimismo a dominar neste livro. Há, no fundo, um equilíbrio que se destaca pelo facto de também os bons momentos, as pequenas situações divertidas, as amizades que, apesar da gravidade da situação (ou talvez precisamente por isso), se formaram.
Trata-se, portanto, de um livro que, sendo acima de tudo um conjunto de memórias, permite uma visão bastante clara do que terá sido a vida naqueles tempos conturbados. De leitura agradável e com muito de interessante, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário