quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novidade Sextante

Uma criança autista escuta os sons de dois corpos entregues ao sexo e convoca os seus deuses contra a derrocada do tempo. Um tradutor apropria-se, coxeando, da sua cidade, enquanto a música inunda a noite e a sua mulher se debate com a memória. Um velho preso no labirinto da raiva enfrenta a morte caído numas escadas. 
Pessoas de uma pequena travessa de Lisboa, vinte e quatro horas da vida no mundo.

João Bouza da Costa nasceu em Lisboa (1954) e passou a infância em África (Luanda). Tem levado uma vida anti-cíclica, sempre a fugir dos acontecimentos históricos: deixou Angola quando nesta se iniciava a gesta independentista (1963), abandonou Portugal logo após a revolução de Abril (em Setembro de 74) e escapou da Alemanha em 89, pouco antes do grande êxtase colectivo da queda do Muro. Nesse aspecto, assemelha-se a um heterónimo de um heterónimo de Pessoa. 
Ao contrário destes, porém, tem mulher e três filhos, que o fizeram experimentar o peso e a leveza do mundo. Meteu-se, com fraco sucesso e por pura necessidade, em muitas e variadas lides: foi carteiro, limpador de vidros, vendedor de vinhos, pintor de cenários de ópera, professor de uma pretérita ortografia, tradutor e intérprete, mas terá talvez sido o acaso das novas tecnologias, com a sua facilidade para rasurar e sintetizar, que o ajudou a ultrapassar o fado dos  papelinhos avulsos e a chegar-se um pouco mais à escrita e a si próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário