quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Contos Apaixonantes

É de amor - dos primeiros amores à força das relações familiares - que são feitos os quatro contos que constituem este pequeno livro. Contos que variam de um registo mais simples e até algo juvenil a um tom mais descritivo, apelando a emoções mais profundas. Histórias que, em estilos diferentes, proporcionam leituras interessantes e com uma relativa diversidade.
Agitação num Quarto Azul e Bege, de Judie Angell, é o primeiro destes contos e apresenta a história de uma adolescente à espera que o rapaz de quem gosta a convide para uma festa. Escrito de forma simples e ao ritmo dos pensamentos da protagonista, tem como principal ponto de interesse a forma como a vida dela se define nos seus pensamentos. Reflecte bem os dilemas e as mudanças bruscas que caracterizam a adolescência, sendo uma leitura leve e agradável, ainda que um pouco previsível.
Segue-se Licença de Saída - 1944, de Harry Mazer. Aqui, a história é a do último dia de licença de um soldado, com os momentos passados na companhia da namorada. Leve e envolvente, num tom terno e que, inicialmente, parece quase inocente, surpreende pelo impacto do final.
Queres Ouvir a Minha Opinião?, de M.E. Kerr desenvolve os dilemas de um adolescente, num mundo onde o acto mais íntimo entre um casal é... a troca de opiniões. Escrito de forma simples, mas com uma ideia surpreendente, tem como pontos fortes a muito bem conseguida inversão dos conceitos de intimidade e comportamento social. Um conto curto, mas marcante.
Por último, A Dádiva, de Joan Aiken, conta a história de uma família à espera do regresso dos seus homens. Algo descritivo, mas envolvente no retrato do amor familiar, tem ainda, como pontos fortes, o curioso toque de magia e a poderosa representação dos ciclos de partida e retorno, de perda e de recuperação. Belíssimo e cativante, este é, de longe, o melhor conto do livro.
Fica, pois, desta leitura, uma impressão claramente positiva. São contos relativamente curtos, mas todos com os seus pontos de interesse, sendo o último particularmente marcante. Fica também a curiosidade em conhecer mais da obra destes autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário