domingo, 29 de janeiro de 2012

Cura (Robin Cook)

Depois de uma muito longa licença de maternidade, Laurie Montgomery regressa ao seu trabalho no Instituto de Medicina Legal. Com algumas dúvidas sobre o seu desempenho depois da longa paragem, Laurie espera que o seu primeiro caso seja fácil de resolver. Mas não é isso que acontece e o homem asiático de identidade desconhecida não é, afinal, um caso de morte natural, mas uma vítima numa situação complexa que envolve o crime organizado. Laurie é persistente e não desistirá até encontrar as respostas. Mas há quem não queira que ela descubra a verdade e os que lhe são mais próximos poderão estar ameaçados...
Uma importante descoberta médica que resulta num esquema complexo relativo à sua patente, a interacção entre diferentes máfias e a forma como a tecnologia forense serve de base para resolver casos aparentemente inexplicáveis servem como uma base cheia de potencial para esta história. E, de facto, é nestes três elementos que está o mais interessante da narrativa. A forma como os interesses passam para segundo plano ante o aspecto financeiro, mesmo quando a descoberta poderia representar muitas vidas salvas, cria uma interessante visão da prioridade do interesse sobre os princípios. Já o longo desenvolvimento da interacção entre os membros das diferentes máfias (ainda que, neste aspecto, algumas das personagens pareçam estranhamente incapazes de desempenhar o seu papel) mostra uma outra perspectiva dos interesses em jogo: a dos que estão dispostos a fazer tudo para fazer o que querem. E, nestas circunstâncias propícias a uma situação complexa, é a determinação de Laurie em descobrir a verdade (tanto por razões pessoais como pela própria busca da verdade) cria uma situação de inevitável tensão.
Há, é certo, algum desequilíbrio nalguns elementos. O que começa com um grande desenvolvimento a nível do crime organizado, apresentando as perspectivas dos vários envolvidos, acaba por desenvolver, numa fase mais avançada, um rumo em que é a história de Laurie e da ameaça que pende sob o seu filho (ameaça causada pela sua investigação, mas que, ainda assim, deixa os restantes temas algo esquecidos), sendo o restante da situação resolvida de forma algo secundária. Além disso, a introdução de um novo elemento que surge quase sem explicações, mas que vem a ter um papel determinante na conclusão do enredo, deixa a sensação de que haveria um pouco mais a dizer sobre o assunto.
A impressão final que fica desta leitura é, portanto, a de uma história onde alguns elementos poderiam ter sido mais desenvolvidos (tendo ficado para trás no momento em que a história se tornou mais pessoal para Laurie), sendo, apesar disso, uma leitura cativante, com vários momentos muito bem conseguidos e com uma história agradável e envolvente. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário