sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pensamentos de Sá Carneiro (Maria Antónia Pires de Almeida)

Figura incontornável da política nacional, mas também defensor de causas e valores muito marcados, Francisco de Sá Carneiro pode ser considerado como um dos nomes que ficaram na História de Portugal. Neste livro, Maria Antónia Pires de Almeida reúne toda uma série de citações, apresentado, com toda a clareza, uma visão completa e complexa dos valores, ideias e posições do homem que as proferiu.
Independentemente da posição política de cada leitor, há uma série de aspectos interessantes a descobrir neste livro. Ao organizar a sua recolha pelos diferentes temas, a autora consegue apresentar uma visão muito clara do que terão sido as posições de Sá Carneiro sobre os diferentes assuntos. Esta organização contribui também para pôr em evidência a diversidade de causas e princípios sobre os quais este se debruçava, havendo toda uma multiplicidade de ideias e valores a conhecer das suas muitas afirmações.
Ideologias bem definidas e uma incessante determinação em as defender são também o que transparece desta leitura. E é aqui que está o mais interessante. Concorde-se, ou não, com as posições apresentadas, fica, ainda assim, uma visão muito ampla de pensamentos e de causas e o resultado é uma imagem precisa não só de posições políticas, mas dos valores pessoais do homem.
Trata-se, portanto, de uma leitura muito interessante, feita de opiniões e pensamentos directos, que se debruçam sobre uma vasta multiplicidade de temas e que, por isso, dão ao leitor bastante sobre que reflectir. Valeu a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário