sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Um Toque de Sangue (Charlaine Harris)

Muitas atribulações e uma certa tendência para se cruzar com tudo quanto é problema no mundo sobrenatural são parte do que define a história de Sookie Stackhouse. Mas nem só das grandes aventuras se define a vida da telepata e também nos pequenos mistérios o seu dom tem um papel a desempenhar. É destas aventuras mais simples, mas igualmente agitadas, que se constitui este livro de contos, onde a mesma escrita simples e envolvente define histórias mais curtas, mas que acrescentam vários detalhes cativantes para quem quer saber mais sobre as personagens já familiares da saga do Sangue Fresco.
O primeiro conto é Pó de Fada e, aqui, Sookie recebe uma proposta de trabalho da parte de Claudine: a sua irmã foi assassinada e tanto ela como Claude precisam da capacidade de Sookie de ouvir os pensamentos das pessoas para descobrir quem terá sido o responsável. Com a escrita directa e simples que parece ser característica da autora, este é um conto cativante, leve e divertido, sendo particularmente interessante a forma como Sookie conhece Claude, bem como a forma de vingança das fadas. Não é um conto particularmente surpreendente, mas não deixa de ser uma leitura agradável.
Em Noite de Drácula, Sookie é convidada para a festa de aniversário organizada por Eric e pelo pessoal do Fangtasia para o príncipe Drácula. Aqui, destaca-se a relação de Drácula com a criação dos vampiros modernos, bem como a expectativa e quase veneração que se cria em volta da possível visita do príncipe. Também é interessante a descrição da forma como os vampiros foram "acolhidos" depois da revelação da sua existência. Também este não é um conto que tenha muito de imprevisível, sendo, apesar disso, uma leitura leve e divertida, que culmina num final bem conseguido.
Segue-se Resposta de uma Palavra Só. Aqui, Sookie recebe a visita do advogado da rainha, que lhe comunica a morte da sua prima. Num tom mais sério, mas igualmente cativante, destaca-se nesse conto o mistério que se cria em volta de Hadley, bem como as possíveis explicações para o que a terá conduzido à sua condição. De ritmo mais pausado, mas intrigante, uma boa história.
Sorte conta como Sookie e a sua companheira de casa ajudam um amigo cuja companhia de seguros talvez esteja a ser alvo de sabotagem. Inicialmente mais centrado nas capacidades de Sookie e menos nos sobrenaturais em seu redor, uma história relativamente simples, mas leve e envolvente, ganhando intensidade com o surgir das figuras vampíricas (ainda que o seu papel permaneça secundário). Com bons momentos de humor, também uma leitura agradável.
Por último, Presente Embrulhado mostra uma véspera de Natal muito especial para Sookie Stackhouse. Com um início em tom de nostalgia, recordando as pessoas importantes na vida da protagonista, cedo a acção surge com a descoberta de um lobisomem caído no bosque. Cativante e de leitura agradável, com um final surpreendente e que realça a importância dos afectos, este é, sem dúvida, o melhor conto do livro.
Histórias mais simples e de menor impacto global, estes contos são, ainda assim, um interessante complemento para a leitura dos restantes livros da série, já que apresentam respostas para alguns detalhes mais enigmáticos, dando também a conhecer um pouco mais das personagens. Leve e descontraída, uma boa leitura.

1 comentário: