segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Novidades Esfera dos Livros para Janeiro

Quando o médico português Rodrigo Lopes chega a Londres, logo após a ascensão ao trono da nova rainha de Inglaterra, estava longe de imaginar que o seu destino se cruzaria com o da poderosa Isabel I. Filha de Henrique VIII e da controversa Ana Bolena, a jovem princesa foi obrigada a percorrer um longo e árduo caminho até ao trono de Inglaterra.
Com a morte de D. Sebastião em Alcácer Quibir e o trono português a ser ocupado por Espanha, os olhos do mundo voltam-se para Portugal. E quem melhor do que Rodrigo Lopes para levar à rainha e aos seus conselheiros privados informações sobre o reino onde tudo se joga. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade, mas cedo o médico judeu se vê envolvido nas teias do poder, da traição e da ambição, e nem a rainha o conseguirá salvar de um destino trágico.
A jornalista Isabel Machado, no seu romance de estreia, leva-nos até à luxuosa corte de Isabel I. A rainha astuta que casou com o seu reino e que muitos garantem que morreu virgem. Sem marido, nem descendência, marcou para sempre a História de Inglaterra ao impor uma Igreja Anglicana moderada e ao conseguir um longo período de paz e prosperidade económica, abrindo o país às artes e ao mundo.
Isabel soltou o seu último suspiro aos 69 anos de idade. Melancólica e saudosa de todos os que partiram antes dela. No pensamento, Robert Dudley, o homem que amou durante toda a vida…

Isabel Machado é jornalista, nasceu em Lisboa, concluiu o 12º ano nos Estados Unidos e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Nos anos 80 venceu o primeiro prémio nacional de um concurso europeu de dissertação, promovido pela Alliance Française de Paris e, em 2003, foi-lhe atribuído um prémio de jornalismo da fundação Roche e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, por uma reportagem publicada na revista LuxWoman sobre cancro infantil. Durante 11 anos foi pivot e jornalista da Televisão de Macau, colaborando regularmente com publicações locais. Em Portugal, foi pivot do Canal Parlamento desde 2003 até Janeiro de 2011.

George Stilwell, veterinário e professor universitário, desvenda-nos o misterioso mundo da vida afectiva dos animais. Ficamos a saber que existe instinto maternal, amor e amizade no mundo animal, bem como sentimentos nobres de abnegação, companheirismo e sentido de comunidade.
Sabia que o louva-a-deus arrisca literalmente a sua própria cabeça quando se mete com a sua parceira, que recompensa o prazer da cópula comendo o parceiro durante ou logo após o serviço terminado?
Que os genitais dos zangões, depois de uma cópula disputada com a concorrência, explodem e se partem no interior da abelha-rainha, para assim entupir o caminho para novas cobrições e para a entrada de genes adicionais?
Que os pardais cantores têm um repertório entre 4 e 13 tipos de melodias e que as fêmeas solicitam mais cópulas aos machos com maiores repertórios?
Que também entre os animais como os elefantes e as orcas existe a figura das tias, que são figuras cruciais na educação dos novos rebentos do grupo?
Que a mãe foca, ao fartar-se de dar de mamar a um matulão que não faz mais nada do que se espraiar, o persegue quando este se aproxima para mais uma refeição de leite, na tentativa de convencer o anafado descendente a entrar no oceano e a mudar a dieta para peixe ou marisco?
Uma divertida viagem, recheada de humor, ao mundo das formigas, abelhas, pardais, macacos, minhocas e outros animais… Por falar em minhocas, sabia que os seus casamentos são capazes de ser bem mais estáveis do que os dos seres humanos?

George Stilwell nasceu em Lisboa em 1963. Licenciado em Medicina Veterinária em 1986, trabalhou como clínico de campo durante mais de 15 anos na zona de Penafiel e Montemor-o-Velho. No ano de 2001 ingressou novamente na universidade (Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade Técnica de Lisboa) onde ensina Clínica de Espécies de Pecuária e ainda Bioética. Doutorou-se em Ciências Veterinárias com estudos sobre dor e bem-estar animal e é diplomado pelo European College on Bovine Health and Management.

Esta é uma história de ficção, em todos os pormenores semelhante à mais dura realidade portuguesa.
Esta é a história de Maria. Um relato na primeira pessoa de uma mulher que sonhou com um casamento perfeito e uma vida feliz ao lado de Rui e viveu um verdadeiro pesadelo, entre quatro paredes, durante décadas. Em silêncio, marcada no corpo e na alma pelas mãos, pontapés e palavras malditas do marido, assistindo à violência contra as suas filhas, incapaz de reagir, demasiado assustada, demasiado dependente... Até ao dia em que a coragem suplanta a dor e a vergonha, em que pega numa arma, que mais cedo ou mais tarde a iria matar, e assassina o marido, o pai das filhas, o homem que, no cimo de um altar, jurou respeitá-la e amá-la. 
Esta é a história da Maria, mas poderia ser da Ana, da Sofia, da Francisca, etc., etc., etc... De Janeiro a Novembro de 2011 morreram 23 mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal, tendo-se verificado 39 tentativas de homicídio.                 
As jornalistas Ana Isabel Fonseca e Tânia Laranjo lidam diariamente com casos de violência doméstica que acontecem todos os dias no nosso país. Esta é uma viagem a um mundo de dor e sofrimento, de sentimentos e vergonha que não pode deixar ninguém indiferente.

Tânia Laranjo
Ana Isabel Fonseca, 24 anos, trabalha desde 2009 na redacção do Porto do Correio da Manhã, onde se dedica à área da justiça.

Para muitos de nós, o supermercado é um mundo misterioso onde nos sentimos perdidos. Queremos alimentar-nos de forma mais saudável, racional e económica, mas perante as prateleiras cheias de ofertas atractivas, e faltando-nos informação simples e apropriada, não sabemos qual é a escolha mais acertada.
A especialista em nutrição e dietista Patrícia Almeida Nunes traz-nos um guia de compras completo e prático para que descubra toda a verdade sobre aquilo que come. Pela sua mão, percorremos os diversos corredores do supermercado, dos legumes, à carne, passando pelo peixe, os iogurtes, refeições congeladas, as bebidas e os sumos, e ficamos a conhecer as características nutricionais de cada alimento, aprendemos a ler os rótulos das embalagens, a procurar as verdades escondidas e as regras que nos devem conduzir em cada compra.

Gosta de comprar cereais ricos em fibra, mas já reparou na quantidade de gordura e/ou açúcar que o rótulo da embalagem indica? 
Gosta de comprar iogurtes magros/light para manter a linha, mas já reparou na quantidade de açúcar que têm? Existem no mercado iogurtes magros que podem ter quatro pacotes de açúcar por embalagem. Escolha antes os que apresentam a designação «Magro com baixo teor de açúcar» ou «0% de açúcar adicionado». 
Compra tostas que na embalagem anunciam «sem colesterol». Na realidade as tostas não têm colesterol, logo não representam uma mais-valia… Compra leite rico em cálcio? Mas o leite por si já é rico em cálcio. Não se prenda a alegações. Ou acha que as bolachas digestivas facilitam a digestão. Já reparou no valor calórico e de gordura indicado no rótulo? Quatro bolachas Maria têm em média 110 calorias, já as digestivas podem fornecer 270.
Um guia indispensável para uma alimentação mais saudável e económica.

Patrícia Almeida Nunes é dietista, especialista em Dietética e Nutrição, desde 1993. Coordena o Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Mestre em Gestão de Saúde. Pós-Graduação em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar, pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Ao nível do ensino, é responsável por vários estágios e leccionou disciplinas na área da alimentação, dietética e nutrição. É Membro da Associação Portuguesa de Dietistas e da Ordem dos Nutricionistas.

Nos momentos de grande mudança surge a incerteza, a insegurança, a angústia. A sombra do desemprego, a instabilidade financeira e social, as poucas perspectivas de futuro para os seus filhos, as notícias sempre negativas. Os planos que tinha já não fazem sentido. Não encontra objectivos que o estimulem. Não sabe como enfrentar as adversidades. Perdeu as certezas sobre quase tudo. Sente-se perdido E acha que o melhor é fechar-se no seu «espaço de conforto».
No entanto, é nos momentos de maior adversidade que podemos romper com estas fronteiras que impusemos a nós próprios e ganhamos coragem para enfrentar as mudanças de forma positiva. A crise é uma oportunidade única de mudança. Quem o garante são os psicólogos Maria do Carmo Oliveira e Manuel de Oliveira que, ao longo destas páginas, nos explicam como nos libertarmos dos nossos padrões normais de funcionamento e comportamento, para vivermos uma nova vida, cheia de entusiasmo, alegria, sonhos, coragem e paixão.

Com histórias reais, exercícios práticos e estratégias claras, os autores utilizam os mecanismos da psicologia positiva e da neurociência para ajudarem a despertar o nosso enorme potencial. Chega de lamentos e de queixas. Em vez de cruzar os braços, arregace as mangas. Olhe para a vida de forma positiva. Trabalhe a sua autoestima e a sua autoconfiança.

Maria do Carmo Oliveira é formada em Psicologia, mestre com tese defendida na área do optimismo. É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo. É coautora de programas de intervenção no âmbito do desenvolvimento do optimismo e da resiliência. É formadora desde há largos anos, dinamizando formações nas temáticas da criatividade, optimismo, resiliência, felicidade, autoconfiança e motivação em instituições ao longo do país.
Manuel de Oliveira é licenciado em Psicologia, membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Fundador e director do Clube do Optimismo. Reconhecido como motivador entusiasta e criativo, desde há largos anos tem sido responsável pela realização de formações e de workshops sobre as temáticas que se enquadram no âmbito da Psicologia Positiva (Optimismo, resiliência, felicidade, motivação, autoconfiança e criatividade). É coautor de programas de desenvolvimento do optimismo e da resiliência. Tem colaborado com alguma regularidade em programas televisivos e de rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário