domingo, 8 de janeiro de 2012

Produto Interno Lírico (José Jorge Letria)

Quase divagações, imagens de um mundo concreto traçadas com um cunho muito pessoal, vivem, neste pequeno livro de poesia, diferentes temas, cenários e sentimentos, abordados de forma algo directa, mas evocando imagens surpreendentes e, principalmente, marcando pela emoção que transparece de cada poema.
Num tom onde se reflecte a nostalgia, aquela melancolia do homem que olha para o passado, sobressai de vários dos poemas o grande valor que, por vezes, vem das pequenas coisas. Domina o sentimento e é o sentimento que marca, tanto na visão do mundo em redor como nas motivações pessoais, tanto ao falar da vida e dos outros como ao mergulhar na introspecção das razões - de escrever, de viver, de ser. E há algo de mágico, algo de belo mesmo na tristeza, que transparece em cada poema. Não é algo que se explique de forma racional, mas está lá, e é principalmente isso que marca.
Construídos numa linguagem relativamente directa, mas que não perde por isso qualquer profundidade, é da força das emoções que se alimentam estes poemas. Palavras que deixam o leitor a reflectir, que evocam sentimentos com que muitos se poderão identificar e que desenvolvem, afinal, temas e cenários que, sendo conhecidos de muitos, serão vividos de forma diferente por cada um. Belo, tocante e muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário