domingo, 8 de janeiro de 2012

Memórias de Sherlock Holmes II (Sir Arthur Conan Doyle)

Continuando a explorar os curiosos métodos do único detective consultor do mundo, este livro apresenta três novos desafios para a capacidade dedutiva de Sherlock Holmes. Evidenciam-se, como sempre, as peculiaridades na personalidade do protagonista, bem como na sua relação com Watson, mas também em cada caso há novos elementos curiosos... e sempre uma boa história para descobrir.
A Tragédia do Gloria Scott conta a história de um homem que regressa para perturbar a paz de um outro com quem tem um passado comum, vindo a exercer sobre a sua vítima efeitos funestos. Cativante e enigmático, surpreendendo desde o início, ao revelar um lado inesperadamente pessoal de Sherlock, - já que o caso diz respeito a pessoas que lhe são próximas, servindo de base para um interessante toque de proximidade emocional - trata-se de um conto com um ritmo invulgarmente intenso e uma história feita de surpresas. Impressionante.
Segue-se O Estrela de Prata, história do desaparecimento de um cavalo e da morte do seu treinador. Com o habitual ritmo pausado a que acresce um tom algo distante, não tem a intensidade do conto anterior, sendo, apesar disso, um conto interessante, com um mistério intrigante e um final surpreendente.
Por último, em O Tratado Naval, um amigo de Watson escreve-lhe a pedir o auxílio de Sherlock Holmes para desvendar o mistério do roubo de um documento importante. Envolvente e misterioso, com uma história complexa e muitos suspeitos possíveis, evidencia-se de forma notável neste conto o desenvolvimento das capacidades dedutivas de Sherlock, componente fulcral para uma história que culmina num final muito bem conseguido.
Três casos intrigantes, revelando diferentes facetas dos seus protagonistas, ao mesmo tempo que mantêm as suas peculiaridades, são, em suma, o que este livro tem para apresentar. E entre o fascínio exercido pelas personagens e o mistério de cada nova história, há muito de interessante para descobrir nos casos e na vida de Sherlock Holmes. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário