segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Cabeça de Salomé (Ana Paula Tavares)

Pequenos episódios de uma cultura diferente, gestos do quotidiano entrelaçados em algo de mágico e de transcendente, são o elemento essencial das crónicas que constituem este livro. Textos que, em poucas páginas, criam imagens nítidas e invulgares, ou então pequenas histórias que, passando depressa, deixam uma marca quase inconsciente na memória do leitor.
Através de descrições precisas, de instantes de reflexão e de acontecimentos que podem ser um gesto simples ou uma mudança dramática, a autora explora mitos pouco conhecidos ou pequenas circunstâncias de um dia aparentemente comum, numa visão clara e algo poética de um ambiente distante, aparentemente desconhecido, mas do qual fica uma sensação de familiaridade pela forma próxima e clara com que a autora o transforma em palavras.
Um livro pequeno, feito de pequenos textos onde a imaginação e a sensibilidade se unem para criar imagens nítidas de um cenário longínquo, mas que, com as suas próprias lendas e rotinas, transmite a sensação de algo universal. E é essa percepção o que cativa nesta leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário