sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Vizinho (Lisa Gardner)

Uma mulher desaparece a meio da noite e todos os que a rodeiam parecem ter algo a esconder. Para a sargento detective D.D. Warren, o suspeito mais óbvio é o marido - principalmente porque o comportamento deste não parece encaixar no esperado de um homem da sua posição. Mas o que fazer quando ninguém parece inocente e todos os suspeitos parecem ter algum segredo a esconder?
O mais interessante neste livro é, sem dúvida, a forma como a autora mantém vivo o mistério. Ao alternar a narração entre o ponto de vista da detective, da vítima e dos principais suspeitos, a autora consegue, ao mesmo tempo, criar uma visão bastante clara da mente de cada um e alimentar o mistério com as insinuações e progressivas revelações acerca dos segredos na vida de cada um deles. Isto permite que, ao mesmo tempo que o enredo ganha intensidade com o surgir de situações inesperadas e com as inevitáveis revelações, prever o culpado seja algo difícil, já que, de todos os envolvidos, ninguém é completamente inocente e a verdadeira "vítima" entre eles é quem menos se espera.
Com uma escrita agradável e um ritmo de acontecimentos intenso e marcado pela construção de suspeitas, é, ainda assim, na construção de personagens que está o grande ponto forte deste livro, mais até que no evoluir da investigação. E isto é particularmente marcante na forma como Jason Jones é apresentado, com os seus segredos, as suas máscaras, a necessidade de ocultar algo que inevitavelmente o comprometerá... mas por motivos completamente diferentes do que seria de esperar. Assim, quando estas razões são reveladas, tudo o que dele é apresentado - caprichos da vida conjugal, relação com a filha, horário de trabalho invulgar - passa a encaixar no seu percurso de vida de uma forma muito diferente.
Viciante, intenso, com uma história cativante e personagens marcantes, O Vizinho é um mistério que surpreende tanto pelas mudanças imprevistas ao longo do enredo como (e principalmente) pelas personagens que lhe dão vida. E é principalmente pela marca deixada por essas personagens que não posso deixar de recomendar este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário