quarta-feira, 15 de junho de 2011

Queimada (P.C. Cast e Kristin Cast)

A tragédia estilhaçou a alma de Zoey. Agora, o seu corpo vive, mas a sua alma divaga, fragmentada, no Outro Mundo e, caso não regresse, não tardará que morra definitivamente. E enquanto, comandado por Neferet, Kalona procura, por todos os meios, manter a alma de Zoey no Outro Mundo, os seus amigos e o seu Guerreiro tudo farão para a trazer de volta. Mas nada é tão simples como parece e um sacrifício poderoso será exigido, já que a vida de Zoey Redbird condiciona as esperanças e o futuro de muitos.
Há uma evolução interessante neste livro, comparativamente aos anteriores. A ausência de Zoey durante grande parte da narrativa permite um maior desenvolvimento de personagens que, apesar da sua importância ao longo de toda a série, tinham ficado até agora na sombra da protagonista. Há, em particular, um grande destaque dado à situação de Stevie Rae, dividida entre uma ligação que todos os que a rodeiam tomarão como inaceitável, a necessidade de impor nos iniciados vermelhos uma certa medida de ordem e a sua intervenção no plano de salvamento de Zoey. E, ainda em relação com esta situação, há toda uma questão de instabilidade emocional na relação de Refaim e Stevie Rae, relação em que são particularmente cativantes os aspectos que os separam em contraste com a Impressão que os une.
Também o desenvolvimento dos diferentes poderes em choque adquire uma maior complexidade ao longo deste volume. A introdução da ilha de Sgiach, bem como a presença física da Luz e da Escuridão e a forma como estas influenciam os acontecimentos dão um tom algo mais sério, mas também mais intrigante, a uma história que, pouco a pouco, parece começar a encaminhar-se para algo de final e de inevitável.
A escrita mantém o tom simples (ainda que, por vezes, demasiado juvenil) dos volumes anteriores, mas o facto de a história já não ser totalmente contada do ponto de vista de Zoey torna a leitura mais envolvente e intrigante, já que os diferentes pontos de vista contribuem também para um conhecimento mais próximo das personagens, principalmente numa fase em que a questão romântica parece ter passado para segundo plano.
Com muitas novas explicações e umas quantas perguntas em aberto quanto ao que virá depois, fica, no fim desta leitura, a vontade de saber mais. Fica também a impressão geral de um livro cativante, de leitura agradável e que, com muitas surpresas e alguns momentos emotivos, representa nesta série uma interessante mudança. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário