segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Assédio (Arturo Pérez-Reverte)

Há um mistério em Cádis. Enquanto a cidade está a ser bombardeada pelos franceses, várias raparigas aparecem mortas à chicotada, sendo a sua morte mais ou menos coincidente com a queda de bombas em locais próximos. E enquanto o comissário Tizón tenta descobrir o culpado dessas mortes misteriosas, outros há que tentam tirar o melhor partido da situação da cidade, correndo os riscos necessários à sua busca pela fortuna.
São muitos e diferentes os elementos que o autor conjuga neste romance. O mistério (nas mortes por explicar), a guerra, a situação política, o quotidiano da época e os riscos da vida de corso são apenas os elementos mais evidentes ao longo das mais de 600 páginas que constituem este livro. O resultado é um romance complexo, com uma escrita fluída e a atenção ao detalhe, mas onde a multiplicidade de elementos e personagens resulta num ritmo lento, onde os momentos mais parados e descritivos acabam por roubar parte da intensidade aos momentos mais marcantes.
São muitas as histórias que se cruzam ao longo desta narrativa e as muitas personagens presentes permitem uma grande diversidade de personalidades - umas mais interessantes que outras. De nenhuma delas se poderá dizer que seja perfeita ou mesmo particularmente louvável a nível de valores, mas há motivos e histórias por detrás de cada acção, sendo isto particularmente nas figuras do comissário Tizón e do corsário Pepe Lobo. São, aliás, estes dois os que protagonizam os momentos de maior intensidade emocional e também as linhas mais envolventes da narrativa.
De referir, por último, a forma como, apesar de separadas durante grande parte do enredo, todos ou quase todos os caminhos se cruzam em algum ponto do romance, o que, mesmo nos casos em que o contacto é breve, transmite uma sólida sensação de unidade, ao mesmo tempo que dá aos momentos mais monótonos uma razão de ser.
Dificilmente será um livro de leitura compulsiva, com as suas múltiplas histórias e figuras. É, ainda assim, quer pela intensidade dos melhores momentos, quer pela beleza da escrita e pela construção das personagens, uma leitura interessante, com uma história complexa e uma série de detalhes a descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário