sexta-feira, 16 de março de 2012

A Ave que Tem Ninho no Meio do Mar (Joana Goulão Diniz)

Do mar e da inspiração, ou da inspiração retirada do mar, se define o ponto comum deste conjunto de textos onde um registo de afectos e meditações pessoais se confunde com a visão de um cenário ligado ao mar e às memórias a este associadas. Algures entre a poesia e a prosa poética, em poucas linhas ou nalgumas páginas, cada um dos textos deste livro reflecte, por um lado, uma visão sentimental do sujeito poético, ao mesmo tempo que o relaciona com a quase nostalgia associada ao mar que é, afinal de contas, o foco central do livro na sua globalidade.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste conjunto de textos é o ritmo associado às palavras. As frases e as imagens evocadas parecem surgir ao ritmo do pensamento, num fluir de emoções e de ideias que se organiza ao compasso das meditações do sujeito poético. O resultado é que, consoante a ideia que pretende transmitir, há textos que são breves e de relativa simplicidade, enquanto que outros surgem numa sequência de ideias bastante mais elaborada. Alguns são de fácil percepção, outros são um pouco mais confusos. A linha de união é a temática comum - ainda que expressando diferentes emoções e reflexões - do mar.
Pequeno, mas coeso e com uma escrita que, no seu estilo invulgar, se revela interessante na forma como, em diferentes textos, origina textos de diferente ritmo e emotividade, a impressão final que fica deste livro é a de uma obra interessante na sua globalidade e com alguns textos particularmente bem conseguidos. Gostei, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário