sábado, 3 de março de 2012

Entrevista com a República (António Simões do Paço)

Reunindo depoimentos e fragmentos publicados na imprensa, mas também intervenções em debates parlamentares e outros testemunhos e relevantes, este livro não pretende ser um relato passo a passo da implantação da República, mas antes uma visão das acções e opiniões dos seus protagonistas, figuras estas que são também apresentadas num conjunto de breves biografias. Assim, o que se retira deste livro não é uma visão completa dos factos, mas antes uma breve exposição dos pontos de vista de várias das figuras da I República, e da forma como esta mudou ao longo do seu curto tempo.
Sendo um livro relativamente pequeno, e centrando-se nas intervenções parlamentares e nos artigos publicados na imprensa, é inevitável (e não era esse o objectivo) que, no que toca à implantação da República e aos anos consequentes, os elementos apresentados não apresentem todos os factos. Isto faz com que, para quem não tiver grande conhecimento prévio sobre o tema, esta leitura possa ser um pouco confusa, sendo alguns dos acontecimentos referidos de forma muito breve e como contextualização para as impressões relatadas.
Há, apesar disso, muito de interessante neste livro, principalmente na visão que transmite das expectativas alimentadas pelos que mudaram o sistema e da forma como este acabou por seguir rumos diferentes dos desejados. Não é um relato completo, mas deixa a curiosidade em saber mais, sendo de destacar ainda o capítulo dedicado às cem figuras da República, onde biografias sucintas, mais interessantes, são apresentadas.
Interessante a nível da informação que contém, apesar de um pouco confuso devido ao foco nos testemunhos e publicações (sem grande aprofundamento dos factos que a eles levaram), fica desta Entrevista com a República a ideia de um livro que exige algo de conhecimento prévio (ou de pesquisa) para assimilar devidamente o que é apresentado, não deixando por isso de ser interessante pelos pontos de vista que apresenta. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário