quarta-feira, 14 de março de 2012

Como Funciona a Música (John Powell)

Qual é a diferença entre som e ruído? É verdade que há estados de espírito específicos associados a diferentes escalas musicais? E aprender um instrumento, será muito mais difícil a partir de uma certa idade? Estas são algumas das muitas perguntas a que John Powell responde neste livro onde, de forma sucinta e tendo em vista a possibilidade de muitos leitores não terem qualquer formação musical, a forma como a música influencia quem a ouve e quem a compõe é tema central.
Ao desenvolver, sem grandes elaborações, mas de forma clara e completa, os elementos essenciais a uma percepção mais completa da música, não no sentido da formação para a aprendizagem de um instrumento, mas antes para permitir a qualquer apreciador uma compreensão mais vasta, este livro apresenta, desde logo, uma temática interessante. Há músicas que nos emocionam, outras que alegram - mas que elementos criam essa percepção? Provavelmente, não é preciso pensar nisso para apreciar a melodia, mas o conhecimento desses aspectos cria uma perspectiva mais completa da música nos elementos que a constituem e este propiciar de uma compreensão mais plena é, por si só, um dos pontos fortes deste livro.
Mas há mais e à exposição clara e acessível do conhecimento junta-se uma forma de o apresentar que é, ao mesmo tempo, esclarecedora, cativante e divertida. A forma como o autor constrói momentos de humor no que é, afinal de contas, uma exposição de explicações diversas, torna agradável o ritmo de leitura e mais leve a assimilação dos elementos desenvolvidos. Além disso, há um cuidado em não elaborar nos elementos potencialmente mais aborrecidos: o livro não se destina a especialistas ou académicos, mas a apreciadores de música em geral e, por isso, são os fundamentos o que importa, e não os cálculos complexos.
Trata-se, portanto, de uma leitura interessante, que desenvolve de forma cativante e esclarecedora os elementos que definem a música e que moldam a sua influência em quem a ouve. Acessível, interessante e divertido, um livro imperdível para os apreciadores de música.

1 comentário:

  1. Este é sempre um tema interessantíssimo pois anda na fronteira entre a musicologia e a psicologia.

    Não conheço o livro, por isso não tecerei comentários. Contudo, sugiro um que conheço e que, em certa forma (apesar da idade que já tem), consegue resumir e dar ferramentas de compreensão sobre "o sentido" que a música possui: Leonard Meyer: Emotion, and Meaning in Music.

    Cumprimentos,
    Luís Henriques

    ResponderEliminar