terça-feira, 6 de março de 2012

Viagem ao Centro de Ti (Tiago Lameiras)

De um amor perdido e que é imperioso recuperar, e de alguém que, com esse fim, embarca numa aventura para lá dos mundos possíveis e até aos confins do imaginário. Poderia definir-se assim o tema central deste longo poema que, cruzando múltiplos elementos mitológicos e culturas de lugares e épocas diferentes, se situa algures entre o sonho e a realidade, desenvolvendo o que é, afinal, a clássica busca do amor perdido.
Seguindo, a nível formal, a estrutura do poema épico, e envolvendo influências de obras tão diversas como a Odisseia, a Divina Comédia e o Fausto, entre outras, é precisamente na multiplicidade de referências, quer às diferentes mitologias, quer até aos autores das grandes obras, que se encontra um dos pontos mais interessantes deste livro. A aventura do sujeito poético é uma demanda pessoal, mas o seu caminho cruza-se com a de diferentes vultos, quer lendários, quer aparentemente reais, e de cada um destes encontros é retirada uma lição. Quer na reflexão sobre os diferentes temas associados aos mitos e lendas - de Fausto com o seu pacto sombrio, de Dante na busca da sua Beatriz, da armadilha preparada para Ulisses na ilha de Circe - , quer em circunstâncias tão actuais como a da guerra que sempre acaba por causar vítimas inocentes, o caminho do sujeito poético não é só o da busca do amor, mas, em certa medida, o de uma descoberta das complexidades do mundo, e é principalmente esta aprendizagem o que toca ao longo do poema.
Há, a nível estrutural, algumas limitações impostas pela rima e pela métrica. Se, durante grande parte do texto, as palavras surgem com relativa fluidez, momentos há em que, por necessidade de concluir uma rima ou de ajustar o ritmo de um verso, o resultado é um pouco estranho, ficando por vezes a sensação de algo forçado. São situações pontuais ao longo do texto e não prejudicam muito o ritmo da leitura, mas, quando surgem, são bastante evidentes, o que acaba por surgir como uma fragilidade.
Agradável de ler, com uma história interessante e tendo como grande ponto forte o cruzamento de elementos lendários e mitológicos com as circunstâncias da vida real, este é, em suma, um livro que, apesar de algumas fragilidades a nível formal, cativa pela construção da história e pela forma invulgar como é contada. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário