segunda-feira, 12 de março de 2012

Novidade Quetzal

A Luz da Intensidade é um ensaio  que lança um olhar transversal  sobre três romances de José Luís Peixoto:  Nenhum Olhar (2000),  Uma Casa na Escuridão (2002) e Cemitério de Pianos (2006).

«A intensidade  é um reconhecimento metafórico  e tímico que opera  através dos sentidos e das emoções. E sobretudo, no caso da leitura,  é um modo de ser indizível que rescreve (e legitima) o que passámos  a entender, no Ocidente, há não muito tempo, por  criatividade. Mais  do que definir a percepção de intensidade, há que dar-lhe porta de  entrada através da leitura. Este breve ensaio é sobre o fascínio da intensidade como modo de esquecer ou estancar o niilismo literário. 
Como forma de dar sentido  à literatura,  enquanto inevitabilidade  expressiva ou peculiaridade discursiva.  Melhor ainda: este ensaio é  sobre o modo como a estesia é súbita e cirurgicamente utilizada onde  menos se esperaria: na literatura e no século XXI.»

Luís Carmelo (Évora, 1954) é autor de uma vasta obra literária e  ensaística, de onde se destacam dez romances (entre eles, A Falha,  adaptado ao cinema por João Mário Grilo em 2002) e quinze livros de  ensaio (incluindo o Prémio A.P.E. de 1988) sobre semiótica, teoria da  cultura, literatura e o cruzamento multidisciplinar de expressões  contemporâneas.
Doutorado pela Universidade de Utreque (Holanda), membro da Associação Internacional de Semiótica (I.A.S.S.-A.I.S.) e editor do site PNETliteratura, o autor desenvolveu uma actividade académica contínua até 2009. Desde essa altura que se dedica à escola virtual EC.ON (EscritaCriativaOnline.com), cooperando nessa área com diversas instituições, nomeadamente com o Instituto Camões.

Sem comentários:

Enviar um comentário