quinta-feira, 15 de março de 2012

Segredos de Paris (Luanne Rice)

Depois da tragédia que atingiu a sua família, Lydie e o marido decidem passar um ano em Paris numa tentativa de recuperar. Michael é arquitecto e tem um projecto para realizar no Louvre e Lydie facilmente encontrará trabalho como designer. O problema é que o passado continua bem vivo nos pensamentos de ambos e enquanto Michael dá por si a perder o interesse pela esposa - e a descobrir-se fascinado por uma mulher que viu algumas vezes no Louvre, Lydie encontra em Patrice uma inesperada amizade. Da experiência de ambos poderá sair uma completa mudança, mas, quando Lydie terminar os seus projectos e quando Michael perceber os fundamentos da sua relação com a outra mulher, como ficará a situação entre ambos?
História de um casal e dos altos e baixos na sua relação, é natural que o romance seja um elemento essencial no enredo deste livro. É-o, de facto, e há vários momentos em que são os sentimentos que unem o casal o foco da história, proporcionando momentos bastante emotivos, mas também situações complicadas. Isto porque não se trata de uma história da descoberta do amor, mas antes do reencontro desse amor. A experiência traumática que levou os protagonistas a "fugir" para Paris é também parte do que desperta as suas divergências e o que os leva a considerar a vida e a relação de ambos de uma perspectiva que englobe também as experiências do mundo em volta.
Mas há mais para lá da relação entre os protagonistas e um dos pontos mais interessantes deste livro é precisamente a vida destes para lá da relação um com o outro. Nem Michael nem Lydie são o ideal do protagonista romântico e as suas personalidades, com todos os defeitos a elas associados, revelam-se até mais na relação com os amigos, com a família e com os colegas de trabalho. Relações que servem também para desenvolver alguns temas interessantes, como a questão da imigração ilegal e os efeitos de uma experiência traumática naqueles que têm de viver com ela.
A história essencial é, de facto, a de Michael e Lydie e a de como se redescobrem em Paris, daí que não haja grande complexidade a nível dos desenvolvimentos na história das personagens secundárias. Ainda assim, estas conseguem criar um toque de complexidade numa história que é, no fundamental, um romance descontraído, ao mesmo tempo que revelam uma visão mais complexa dos protagonistas nas suas interacções com os outros.
Cativante, com uma particularmente interessante caracterização das personagens (não se resumindo às suas qualidades, ou aos aspectos relevantes para o desenrolar da componente romântica) e com a medida certa de emotividade, fica desta leitura a impressão global de uma história que, não sendo particularmente complexa, proporciona uma leitura agradável, acrescentando também ao romance algo de mais vasto sobre que reflectir. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário