segunda-feira, 5 de março de 2012

Os Nossos Santos e Beatos (Alberto Júlio Silva)

Quer seja em nomes de lugares, quer associados a muitas festas populares, quer ainda como nomes próprios, as referências aos santos fazem parte do quotidiano do povo português. São inúmeros os santuários a eles delicados e muitas as lendas que, mais ou menos fantasiosas, se associam às suas vidas. Neste livro, apresenta-se uma sucinta descrição do que sabe das vidas (e mortes) dos muitos santos que, de origem portuguesa, ou vindos de outras paragens, foram e são ainda venerados por terras de Portugal.
Um dos pontos fortes que primeiro se destaca neste livro está na organização. Começando por uma explicação das diferenças entre santos e beatos, bem como da forma como este "estatuto" é atribuído, e passando depois à descrição sintética, mas bastante clara, da vida dos muitos santos, organizada segundo os dias que lhes foram atribuídos no calendário, este é um livro de fácil consulta, sendo bastante fácil encontrar a informação pretendida entre as descrições de muitos e diferentes santos.
É, também, uma leitura cativante. Em cada descrição, nota-se um cuidado em apresentar de forma sucinta e clara os elementos mais coerentes da história, bem como a descrição dos atributos de cada santo, sendo referidos os elementos mais fantasiosos que a alguns deles são atribuídos, mas referindo-os na sua componente lendária e diferenciando-os das restantes referências. Isto resulta em descrições claras e breves, dando ênfase aos elementos tidos como mais credíveis, mas referindo, quando os haja com relevância, também os outros aspectos a estes associados.
Trata-se, portanto, de uma obra de leitura cativante, bem organizada e muito interessante na informação que contém. Um bom livro para saber mais sobre a vida dos muitos santos venerados em Portugal, quer seja por motivações religiosas, quer por simples curiosidade. Vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário