segunda-feira, 19 de março de 2012

Laços do Passado (Sabine Borges)

Depois de uma relação amorosa que se transformou num grande problema, Jessica regressa a Sunningwel para reorganizar a sua vida. Longe, no passado, ficam as memórias de Marco e da relação que se transformou em obsessão e violência. Ou... não. No seu novo lar, na companhia dos amigos e com um novo projecto profissional prestes a começar, Jess espera encontrar finalmente a paz. Mas, mesmo enquanto o seu caminho se cruza com Jim, o seu amor de adolescência, o passado ronda por perto. É que também Marco a seguiu na sua viagem e talvez nem a protecção de Jim seja suficiente para impedir a aproximação de quem lhe quer mal. Principalmente porque ninguém é o que parece...
No que toca ao enredo deste livro, há muito de interessante para descobrir. História de amor tornado obsessão, mas nem só no que parece evidente desde o início, os passos da perseguição e da fuga criam, desde as primeiras páginas, uma narrativa intrigante, cheia de mistério e onde a curiosidade em saber o que virá a seguir torna a leitura envolvente e quase viciante. Se o romance é um ponto essencial no enredo, e isto aplica-se tanto ao lado obsessivo como à redescoberta dos afectos passados, não é, contudo, o único e é o mistério que se destaca ao longo de toda a narrativa. São os objectivos dos "vilões", bem como as inevitáveis suspeitas (as certas e as erradas) e a tensão resultante de uma situação de quase constante ameaça (provada também pelos "danos colaterais" que vão surgindo) o que define o ritmo intenso do livro e é, portanto, neste mistério que culmina num final bastante surpreendente que reside o melhor do livro.
A nível de escrita, há alguns aspectos a apontar. Os capítulos curtos e não muito descritivos resultam bem ao conservar o mistério e também a criar um ambiente de tensão, mas algumas mudanças um pouco estranhas de tempo verbal criam uma ou outra situação confusa. Além disso, a revisão poderia ter sido mais atenta: são evidentes uns quantos erros de formatação, principalmente algumas palavras em falta e palavras hifenizadas em sítios improváveis. Situações que surgem com relativa frequência ao longo do texto e que prejudicam o ritmo da leitura.
Envolvente e intrigante a nível de história e com alguns momentos particularmente bem conseguidos, a impressão final que fica deste Laços do Passado é, essencialmente, a de uma história bem conseguida e que, apesar de algumas fragilidades a nível de escrita, consegue ser uma leitura bastante agradável. Gostei de ler, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário