segunda-feira, 19 de março de 2012

Songs of Love and Death - primeira parte

Histórias, nos mais diferentes géneros, de amores marcados pelo destino como não devendo acontecer, são a base comum para esta antologia. Base que é, aliás, explicada pelos editores na introdução Star-crossed Lovers, que, numa breve reflexão sobre o conceito que serve de tema a esta antologia, apela às emoções do leitor, desperta curiosidade e promete muito de bom. E há, de facto, muito de bom para descobrir nas histórias que fazem parte deste livro.
A abrir em beleza está Love Hurts, de Jim Butcher. Aqui, Harry Dresden, feiticeiro consultor, investiga o caso de um estranho casal que, aparentemente, se terá suicidado. Viciante desde a primeira página, com um ambiente bem construído e um protagonista fascinante, surpreende, desde logo, pelo humor, algo negro, mas delicioso. Aspectos interessantes são a naturalidade com que o sobrenatural encaixa no mundo real, a forma como algumas referências ligam este conto à série que Dresden protagoniza, mas sem que a leitura dos livros anteriores seja essencial à compreensão dos acontecimentos. Ainda marcantes são também a cumplicidade entre Harry e Murphy quando em acção e o toque de romance que, com as dúvidas quanto à sua veracidade, cria um bom momento de empatia. Misterioso, surpreendente, de leitura compulsiva e com as medidas certas de humor e de emoção, uma história soberba.
Em The Marrying Maid, de Jo Beverley, a história é a de um homem em busca da mulher que lhe está destinada, mas também a de uma corrida contra o tempo em que as diferenças sociais são apenas obstáculos complementares à questão essencial. Parecendo, inicialmente, tratar-se apenas de um romance baseado na atracção à primeira vista, cedo as referências a elementos mágicos insinuam que se trata de algo mais. Destaca-se, desde logo, a marcada diferença de personalidades entre os protagonistas: Martha, insegura e quase puritana, contrasta com o lado cativante e sedutor de Locksleigh. Escrito de forma envolvente e centrado essencialmente no romance, surpreende pelo lado sobrenatural e pela forma como este interfere na vida ou morte do protagonista. Interessante ainda a ligação às fadas e a referência a Robin Hood. Uma boa história, em suma, com um final particularmente intenso.
Na véspera de uma estreia que pode ser o lançamento ou o fim da sua carreira, Charlotte quer apenas um jantar sossegado no seu ligar favorito, mas a situação complica-se quando a ourivesaria ao lado é assaltada. Esta é a história de Rooftops, de Carrie Vaughn. Aqui, um dos pontos mais interessantes é a forma como um cenário que, inicialmente aprece ser o da realidade normal se vai revelando nas suas particularidades. De ritmo pausado, mas com uma escrita cativante e com um enredo feito de acção na medida certa, surpreende tanto pela ideia de um ambiente onde os super-heróis são reais bem como pelo mistério da identidade do enigmático salvador de Charlotte. Também bem conseguida é a forma como a vida e as relações da protagonista mudam depois do encontro com o perigo, deixando possíveis pistas para a identidade do herói e que preparam caminho para um final surpreendente e com um belo toque de emoção. Muito bom.
Hurt Me, de M.L.N. Hanover trata de uma mulher solitária que acaba de se mudar para uma nova casa, bem como da sua tendência para manter relações abusivas e, ainda, dos verdadeiros mistérios da casa em questão. Abrindo com um toque de mistério, a mesmo tempo que insinua uma vida perfeitamente normal, este conto cedo se revela como algo mais complexo, com a caracterização da protagonista e das suas tendências passadas. Envolvente, muito bom nos momentos descritivos, surpreende pelo segredo associado à casa, mas principalmente pela forma como a protagonista lida com ele. Estranho, mas estranhamente cativante, culmina num final intenso e surpreendente, apesar de um pouco brusco. 
Em Demon Lover, de Cecelia Holland, a história é a de uma jovem rapariga para quem a vida foi cruel e que, subitamente, se vê ante a possibilidade de voltar a sentir-se bela e completa. Escrito de forma bastante simples, sem grandes descrições, mas com uma história envolvente, este conto tem como pontos fortes a forma como o que inicialmente parece ser um cenário idílico se vai relevando em laivos de sombra e de horror, como que a lembrar que tudo tem um preço. Um pouco distante a nível de emoção, mas com uma ideia interessante e um ritmo agradável, uma boa história, com um final curioso na sua revelação sobre o poder dos nomes.
The Wayfarer's Advice, de Melinda M. Snodgrass, uma nave alcança o seu destino para descobrir que tanto o planeta em questão como as forças que se preparavam para o atacar foram destroçadas por uma causa desconhecida. Escrito de forma envolvente e com um início intrigante, este conto marca tanto pelo sistema que apresenta (particularmente interessante nas relações dos humanos que detêm o poder tanto com as raças alienígenas como com outros humanos), como pelo mistério do que aconteceu no planeta, mistério esse que cria curiosidade e propicia uma revelação de impacto. Bem conseguida também a relação entre os protagonistas, com a sombra do passado e as suas diferenças hierárquicas como foco principal. Cativante, emotivo na medida certa e com um final intenso, uma impressionante história que levanta questões importantes a nível de liberdade e subjugação.
Segue-se Blue Boots, de Robin Hobb, história de uma rapariga orfã e de como esta se apaixona por um menestrel. Introspectivo e com uma forte componente descritiva, mas que é compensada com a medida certa de emoção e empatia, este é um conto que, centrado, em grande parte, nas dúvidas da protagonista e nas intenções do seu amado, não é propriamente surpreendente a nível de rumo dos acontecimentos. Marca, contudo, pela forma como o passado molda a personalidade da protagonista. O ritmo da narrativa é, no geral, pausado, mas ganha intensidade na fase final, onde algumas revelações surpreendentes definem uma bela conclusão para o que é, no essencial, uma boa história de amor.
The Thing About Cassandra, de Neil Gaiman, trata de como um encontro entre antigos colegas de escola desperta memórias de uma namorada... especial. Cativante, com uma escrita fluída e laivos de um sentido de humor muito cativante, realça-se, neste conto, o poder da imaginação e da memória. Fascinante na forma como o autor desenvolve a possibilidade de um elemento imaginário se tornar real ao mesmo tempo que retira intensidade de um mistério que sustenta a envolvência, culmina numa brusca mudança final que cria uma certa estranheza, deixando ainda mais questões com as respostas ambíguas que são apresentadas. Ainda assim, o resultado é interessante.

Esta opinião continuará num post a publicar num futuro não muito distante.

2 comentários:

  1. Para quando em Português?
    Tenho a impressão que não vou gostar da resposta:)

    ResponderEliminar
  2. Não faço a mínima ideia. Espero que venha a ser publicada por cá, mas não sei se alguma editora terá planos para isso.

    ResponderEliminar