terça-feira, 27 de março de 2012

Novidade Quetzal

Bennie Salazar, antigo  punk rocker, está a envelhecer e é agora um executivo discográfico; Sasha é a sua assistente, uma jovem mulher impetuosa e cleptomaníaca.
Bennie e Sasha nunca chegarão a descobrir o passado um do outro, mas o leitor vai conhecê-lo até ao mais íntimo detalhe, bem como a vida secreta de um variadíssimo leque de personagens,  cujos caminhos se cruzam com os deles ao longo de muitos anos e muitos lugares: Nova Iorque, São Francisco, Nápoles e África.
A Visita do Brutamontes é a saga de uma geração: reflecte sobre a acção  do tempo, a capacidade de sobreviver e as mudanças e transformações quando inexoravelmente postas em movimento ainda que pelas mais efémeras conjunturas do nosso destino.
Numa arrebatadora plêiade de estilos e registos – da tragédia à sátira, passando pelo  power point –, Egan captura a corrente que nos atrai para a autodestruição, a que sucumbimos se não a soubermos dominar; a  sede de redenção de cada homem e mulher; e a tendência universal para alcançar ambas  através da acção «condutora» da arte, resistindo à impiedosa passagem do tempo. Um livro astuto, surpreendente e hilariante. 

Jennifer Egan é autora de vários romances e volumes de contos – muitos destes publicados regularmente nas revistas The New Yorker, Harper’s Magazine e GQ, entre outras. Egan cresceu em São Francisco e licenciou-se em Literatura Inglesa na Universidade da Pensilvânia.
O seu mais recente romance, A Visit from the Goon Squad, em português A Visita do Brutamontes, mereceu a aclamação da generalidade da crítica anglo-saxónica,  elevando-se ao estatuto de “o novo clássico da ficção americana”.
Jennifer Egan vive em Brooklyn com o marido e os filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário