segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As Sábias (Roger R. Talbot)

Elas marcaram a história do mundo. Discretamente, lado a lado com os poderosos, exerceram sobre os homens a sua influência para moldar o mundo segundo os seus valores. Mas o seu objecto mais sagrado desapareceu e o único indício da sua localização parece pertencer ao território das lendas. Até ao dia em que um oligarca russo entra em posse de um pano de fundo particularmente poderoso. Nesse momento, os acontecimentos precipitam-se e, quando a ambição de outros causa a morte da sua esposa, Gavrijl e a sua filha estão dispostos a tudo para descobrir o culpado.
É uma ideia muito interessante a que está na base deste livro: uma irmandade de mulheres com conhecimentos superiores, códigos e ritos próprios e a capacidade para influenciar o rumo da História. E, contudo, acaba por ser este o aspecto menos desenvolvido e o que deixa a impressão de que mais haveria a dizer. Na verdade, a história das Irmãs é apresentada apenas na medida em que é essencial à acção e se isto contribui para o ritmo acelerado da narrativa, deixa também algumas perguntas sem resposta.
A história é, no geral, envolvente e a acção é um elemento quase constante. Além disso, ao seguir os percursos de diferentes personagens, algumas das quais nem se chegam a cruzar, o tom de mistério mantém-se, deixando muitas das revelações para uma fase bastante avançada. Por outro lado, o culpado é revelado bastante cedo, ficando como ponto central da narrativa a descoberta do Livro das Folhas - e a dúvida quanto a quem o alcançará.
Mas o mais interessante deste livro acabou por ser um aspecto relativamente secundário: a vida privada de Gavrijl Derzhavin. Homem poderoso, habituado a decretar mortes e torturas sem grande hesitação, há, contudo, na sua figura um lado emotivo e protector para com os que lhe são leais e este aspecto acaba por estar na base de alguns momentos particularmente bons.
Interessante e de leitura agradável, este é, pois, um livro que, apesar dos elementos que poderiam ser mais explorados, cativa com o essencial da história e com as características de algumas personagens. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário