quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Contos Espantosos

De acontecimentos improváveis e de vinganças inevitáveis tratam os quatro contos deste pequeno livro. Mais uma vez, os autores são sobejamente conhecidos e todas as histórias têm os seus pontos de interesse - ainda que umas mais que outras.
As Tumbas de Saint-Denis, de Alexandre Dumas, relata a profanação dos túmulos reais durante a revolução francesa, percorrendo alguns acontecimentos provocatórios e também certas visões inexplicáveis. Uma história cativante, escrita de forma agradável e com alguns momentos de impacto.
Segue-se A Cabeleira, de Guy de Maupassant. Aqui, a compra de um móvel onde uma cabeleira foi escondida desencadeia uma obsessão que roça a loucura. Interessante a reflexão sobre o evoluir do comportamento obsessivo, ainda que, em termos de história, algo fique por explicar.
O Figurão Espanhol, de Honoré de Balzac, apresenta um caso de infidelidade conjugal com graves consequências. Com algumas surpresas interessantes, este conto peca por ser um pouco confuso, bem como pela brevidade com que alguns acontecimentos são apresentados.
Por último, O Barril de Amontillado, de Edgar Allan Poe, fala da necessidade de exercer vingança e escapar impune. Cativante, de intensidade crescente e com um grande final, um conto magnífico.
Quatro contos interessantes, em suma, ainda que o primeiro e o último se revelem bastante superiores ao restante. Uma leitura agradável, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário