quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Prazer Mais Escuro (Gena Showalter)

Ameaçada pela fúria assassina de um dos Senhores do Submundo, Danika Ford está em fuga. O problema é que o seu perseguidor não é a sua única razão para ter medo. E, quando os Caçadores a encontram, Danika vê-se na necessidade de escolher entre as promessas dos seus captores e o grupo de seres imortais que a tentaram matar e que, por isso, odeia. Bem, excepto a Reyes. Este, possuído pelo demónio da Dor, intriga-a com as suas acções surpreendentes. E desperta uma atracção que, dadas as circunstâncias, não devia ser uma prioridade no pensamento de Danika.
Depois de um livro que ficou aquém das expectativas, este O Prazer Mais Escuro acabou por se revelar uma boa surpresa. É que muitos dos elementos que pareciam faltar na história de Lucien encontram-se aqui reflectidos. Claro que o romance entre os protagonistas continua a ser o ponto central, mas, talvez por haver elementos mais centrais à história global dos Senhores do Submundo, a autora apresenta um maior desenvolvimento das personagens secundárias, bem como um maior foco nas situações de acção.
É curioso que, sendo o livro anterior a história de Lucien, é neste que se revela o seu melhor. As ligações de lealdade e amizade que, até agora, pareciam pouco mais que palavras, manifestam-se agora em necessário conforto, em espírito de sacrifício e na escolha certa perante decisões difíceis. Estes elementos, mais até que o romance principal, dão interesse à narrativa e estão na base de alguns dos seus momentos mais marcantes. Continua, é claro, a haver espaço para maiores desenvolvimentos, mas este volume parece-me bastante mais equilibrado, quando comparado com os livros anteriores.
De referir ainda a caracterização da personalidade de Reyes, principalmente nas dificuldades da luta com o seu demónio e na forma como este condiciona a interacção com os que o rodeiam. Sério e sombrio, os seus traços de personalidade destacam-se pelo contraste com os seus amigos, demonstrando, ainda mais uma vez, o valor da maior caracterização das personagens secundárias.
Uma leitura leve, agradável, com os seus momentos divertidos, uma boa dose de acção e bastante emoção à mistura. Interessante e cativante, uma evolução notável comparativamente ao livro anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário