quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Siddhartha (Hermann Hesse)

Filho de um brâmane, Siddhartha cresceu num ambiente protegido e foi rodeado de tranquilidade que desenvolveu a sua inteligência. Até ao dia em que a busca por uma sabedoria maior se torna inevitável no seu coração. Contrariando a vontade do pai e acompanhado pelo seu amigo Govinda, Siddhartha parte então na sua busca pela paz, primeiro entre os ascetas, depois junto do sábio Buda e, mais tarde, através do caminho da sua própria natureza.
Relativamente curto e com um foco mais na contemplação que propriamente nos acontecimentos, o que mais marca deste livro é, precisamente, a mensagem filosófica e espiritual. Através da aprendizagem de Siddhartha, da sua constante insatisfação com o mundo e com as diferentes doutrinas que descobre na sua busca, há neste livro uma forte mensagem de descoberta pessoal. Primeiro, é nos mestres que Siddhartha busca a sabedoria, mas a doutrina que serve os que o rodeiam não responde às suas necessidades. Por isso ele aprende o que pode receber daqueles que o recebem, mas, mais cedo ou mais tarde, a sua viagem tem de continuar.
Do convívio com os mestres a uma passagem pelos caminhos do amor e do prazer e, por fim, a um encontro mais pessoal com a tranquilidade de que precisa, a história de Siddharta questiona as doutrinas que definem normas para a sabedoria, apresentando a paz como um caminho a descobrir por tentativa e erro, alcançada não pela renúncia ou pelo luxo, mas pela percepção da totalidade. E tal como Siddhartha descobre a sua capacidade de reflectir com o mundo em volta - não com os homens, com tudo - também o leitor percorre, ao longo da leitura, as estradas dessa mesma descoberta, numa narrativa curta, mas deveras propícia à reflexão.
Fica, nalguns momentos, a impressão de que haveria ainda muito mais a dizer sobre a história de Siddhartha, sobre os caminhos e experiências que, para lá da simples contemplação, motivaram a sua ascensão espiritual. Ainda assim, o que este livro apresenta é, de facto, suficiente para transmitir a mensagem que a sua história contém. E isso basta para que seja uma boa leitura.

2 comentários:

  1. Gostei bastante desse livro, 100% recomendável ;)

    ResponderEliminar
  2. Um livro muito enriquecedor.

    http://silenciosquefalam.blogspot.com/2011/05/siddartha-hermann-hesse.html

    ResponderEliminar