quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lugares Inesquecíveis de Portugal (Paulo Alexandre Loução)

Uma viagem é, essencialmente, uma partida ao encontro de novos lugares, um percurso de descoberta e de criação de memórias. Mas a descoberta não se resume às características físicas do lugar e ao conhecimento racional. Por vezes, há significados ocultos, associações mitológicas, lendas e histórias antigas que acrescentam ao lugar toda uma nova essência de mistério. E deste tipo de lugares que este livro fala.
Num caminho que percorre todo o país e que tanto dá atenção a locais sobejamente conhecidos como a sítios mais remotos, cada um dos artigos que constituem este livro é, por si só, uma viagem a um cenário vasto e a um imaginário maior. Acompanhados pelas imagens mais relevantes de cada local, o que os artigos apresentam é mais que o que caracteriza o espaço. Há as lendas, os simbolismos, a componente mitológica e ainda algum conhecimento sobre as chamadas "ciências ocultas". O resultado é que, mais que caracterizar o local, é-nos apresentada uma visão abrangente e precisa da história e dos mitos a este associados. A alma destas "viagens com alma".
Entre as diferenças de abordagem de cada um dos autores convidados e as próprias diferenças que tornam peculiar cada um dos diferentes lugares, é apenas natural que cada um dos artigos transmita uma impressão diferente, havendo temáticas que despertam mais interesse relativamente às restantes. Ainda assim, há muito a descobrir em cada um dos artigos - quer a nível de conhecimento, quer a nível de força "emotiva" de cada lugar - e é precisamente esta vastidão de possibilidades o que mais marca nesta obra.
Importa ainda destacar os artigos dedicados às viagens literárias. Todos eles muito interessantes, marca de forma particular a visão da obra de Florbela Espanca e da inevitável ligação com o "seu" Alentejo.
Livro de viagens que não se limita ao essencial das viagens, este é, portanto, um bom livro para descobrir relações entre o passado e as marcas que esse passado deixou, tanto no espaço físico, como a nível de lendas e tradições. Uma obra interessante e uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário