terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nação Crioula (José Eduardo Agualusa)

Entre Portugal, Brasil, França e (principalmente) Angola, eis a história de Carlos Fradique Mendes e da sua relação a uma mulher que conheceu fortuna e escravidão. História de aventuras e atribulações em tempos de mudança, esta correspondência secreta é mais que uma simples história de amor, surgindo também como retrato de hábitos e mentalidades de uma época.
Apesar de muitas das acções de Fradique serem em função de Ana Olímpia, não é na relação de ambos que se encontra o essencial deste livro. Na verdade, na visão algo fragmentária que, inevitavelmente, resulta da estrutura epistolar em que quase todas as cartas são de Fradique, é mais a caracterização de costumes - e, principalmente, de linhas de pensamento - o que realmente marca nesta leitura. A própria Ana Olímpia é um bom reflexo da mentalidade habitual no respeitante à escravatura, já que, de escrava a senhora, não percebeu plenamente a posição dos seus escravos até se ver de regresso à antiga posição.
Relativamente breve e de leitura agradável, trata-se de um livro cativante, ainda que, por vezes, fique a impressão de que muito mais poderia ser dito em certos momentos. É, apesar disso, um livro que, entre personagens fictícias e figuras sobejamente conhecidas, tem muito de interessante para descobrir. Uma boa leitura, portanto.

2 comentários:

  1. Quando li este livro o ano passado gostei bastante do mesmo, embora também tivesse vontade de saber um pouco mais... :)

    ResponderEliminar
  2. este não conheço mas li outros do autor e gostei muito

    ResponderEliminar