sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Contos Lendários

De eventos milagrosos que definem a lenda são feitos os dois contos que constituem este pequeno livro. Duas histórias, ambas de autores sobejamente conhecidos, onde o impossível ganha contornos de normalidade e (quase) tudo se torna possível.
A Lenda da Rosa, de Selma Lagerlöf, parte da entrada de uma mulher no jardim de um convento e de como uma conversa com o abade a leva a revelar-lhe a existência de um jardim... celestial. De ambiente mágico, ainda que com uma forte componente descritiva, uma história cativante, sendo, ainda assim, o mais interessante a mensagem de redenção e responsabilidade.
Também de redenção fala Lenda de S. Julião Hospitaleiro, da autoria de Gustave Flaubert. A história é a de Julião, desde a nascença destinado a ser santo, mas punido pela sua crueldade com uma terrível maldição. Percurso de crime e de remissão, uma história cativante, ainda que os momentos de excesso descritivo contrastem com situações em que tudo sucede demasiado depressa, resultando num conto algo desequilibrado. Interessante, ainda assim, e marcante pela mensagem.
São histórias simples, mas marcantes pela magia e pela força da mensagem que contêm, ambas interessantes e de leitura agradável. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário