segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Contos Fantasmas

Fantasmas. Figuras sobrenaturais que, presas à terra para além da via, divagam pelo mundo causando perturbação, ou simplesmente, espanto. É destes inefáveis seres que tratam os contos que constituem este pequeno livro.
De um novato no mundo nos mortos trata o primeiro conto. Da autoria de H.G. Wells, O Fantasma Inexperiente apresenta a peculiar história de um fantasma com tendência para o fracasso e de como essa aparição convence um mortal a seguir os seus passos. Curioso, com alguns momentos de humor e um final surpreendente, um conto simples, mas cativante.
Segue-se Os Fantasmas, de Lord Dunsany, conto sobre o que seria necessário para provar a existência dos fantasmas, bem sobre a possível influência destes seres. Descritivo e com um tom algo distante, é, ainda assim, uma história interessante.
Em A Mulher do Pescoço Torcido, Robert Louis Stevenson conta a história de uma mulher com reputação de bruxa e de um padre que, mesmo em circunstâncias estranhas, tenta ver o melhor nos que o rodeiam. De ritmo pausado e ambiente sombrio, uma história intrigante.
Por último, em Uma Casa Assombrada, Virginia Woolf apresenta um casal de fantasmas divagando por uma casa habitada. Breve, em tom de devaneio, surpreende neste conto o tom estranhamente emotivo ante a simplicidade das circunstâncias.
Quatro histórias interessantes, em que o ambiente sombrio e o elemento sobrenatural se destacam como as grandes forças fazem desta pequena leitura uma descoberta interessante, cativante e agradável. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário