terça-feira, 23 de agosto de 2011

Do Fundo do Coração (Nora Roberts)

De quando vidas se cruzam e a simples atracção se torna em algo mais profundo tratam as três histórias que constituem este livro. Romance, atracção e sensualidade são os elementos comuns. Muda o ambiente, diferem as personalidades e, por isso, o impacto final de cada história acaba também por ser diferente.
Em Uma Última Noite, uma antropóloga profissional é contratada para auxiliar na pesquisa de um romancista, mas a sua incursão na vida luxuosa de Jordan Taylor acabará por ser bem mais que um contacto profissional. De longe a melhor novela deste livro, a história é envolvente desde o início, apesar de um ou outro momento forçado. Escrito de forma cativante, é particularmente interessante a questão do crescimento de Alison e das suas carências. Na verdade, esta figura secundária, mas marcante pela inocência, acaba por ser o ponto alto de toda a narrativa. Ainda de referir a abordagem aos contrastes da vida em sociedade, a força emocional de alguns momentos e o tom divertido que fazem desta história uma leitura leve e cativante.
Uma Questão de Escolha apresenta a história de James Sladerman, polícia com aspirações a escritor, e de como este é enviado para proteger uma mulher cuja loja está, sem que ela o saiba, sob investigação policial. O ritmo é mais pausado que no conto anterior, já que autora se demora um pouco na caracterização do que motiva as personagens. Mais uma vez, há alguns momentos que parecem um pouco forçados (principalmente no início), mas a linha geral da história é cativante. Também é interessante a abordagem à questão do contrabando, que contribui bastante para o interesse da narrativa, já que o protagonista masculino (brusco, fechado e um pouco arrogante) não é propriamente uma figura muito empática. Uma história envolvente, ainda assim.
Por último, Fins e Recomeços trata de como os atritos de dois jornalistas em luta pela mesma história acabam por dar forma a uma atracção que há muito se insinuava. Mais uma vez, o protagonista masculino (incapaz de aceitar um não) não é do género que inspira empatia, mas a história é interessante, principalmente pelo ambiente em que decorre. Há, talvez, algum exagero na rapidez com que os protagonistas passam da agressividade ao desejo (principalmente tendo em conta a imperiosa necessidade de dominância de Thorpe), mas as coisas equilibram-se com o evoluir do enredo e o balanço final é positivo.
Há algumas semelhanças evidentes entre as três histórias, principalmente a nível de personalidades. Ainda assim, os factores que as diferenciam (a força emotiva no primeiro, a presença do perigo no segundo e a sombra do passado no último) fazem com que todas tenham os seus pontos de interesse. Não é propriamente um livro genial. Mas, com os seus momentos divertidos e situações comoventes, proporciona uma leitura leve e descontraída. Gostei.

1 comentário:

  1. Já li vários livros da Nora Roberts e sem dúvida que o meu preferido é "A Dama Negra" (se calhar porque foi o primeiro que li dela). Gostei bastante e o engraçado é que me ofereceram e comecei a lê-lo por lê-lo, porque definitivamente não fazia o meu género, e num abrir e fechar de olhos comecei a devorar aquele livro...

    ResponderEliminar