quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Na Sombra do Desejo (J.R. Ward)

A vida de Butch O'Neal mudou no momento em que descobriu a existência da Irmandade da Adaga Negra. Neles, descobriu uma família que o recebeu quando os do seu próprio sangue o desprezavam e amigos de uma lealdade inigualável. Mas, humano entre vampiros, é impossível ignorar a impressão de ser pouco mais que um elemento estranho num lugar a que não pertence verdadeiramente. E quando a necessidade de lutar o coloca entre a vida e a morte, apenas a mulher que habita os seus pensamentos o poderá levar a lutar pela subsistência.
É curioso que, num livro em que o romance surge como parte fundamental da narrativa, seja também este elemento o que menos se destaque de entre os muitos factores que compõem cada volume desta série. Mais que o desenvolvimento da relação entre Butch e Marissa - e há também nesta relação vários momentos marcantes - é nas relações de lealdade e amizade entre os membros da Irmandade que se encontram as grandes forças e os momentos de maior impacto. Na verdade, ao apresentar uma história para lá do romance, criando uma série de possibilidades e linhas de enredo (algumas que se resolvem num único livro, outras que constituem uma ligação ao longo da série), a narrativa torna-se, de certa forma, mais completa, despertando curiosidade para situações que vão muito além da simples atracção.
Deste livro destacam-se, em particular, as mudanças operadas sobre Butch, mas também sobre Vishous e Marissa. Habituado a sentir-se à parte, mas na necessidade de algo mais, impressiona em Butch a disponibilidade para fazer seja o que for que lhe permita mudar a sua situação, o que torna mais marcantes as interessantes revelações a seu respeito. Já em Marissa, surpreende a sua evolução da mulher dominada pela rigidez protocolar (e pela baixa auto-estima) para uma figura determinada a controlar a sua própria vida. De Vishious, marca o mistério da sua natureza, bem como o progressivo descontrolo que aponta para uma história ainda por contar.
Mas importa também referir que a autora não esquece as personagens mais secundárias, inclusive as que já tiveram, em livros anteriores, os seus momentos de protagonismo. É particularmente interessante acompanhar a evolução de Wrath enquanto rei, bem como a forma como Zsadist se transformou de selvagem e imprevisível a firme e digno de confiança. De referir, também, a forma como a questão da guerra entre os vampiros e os seus caçadores evolui, colocando-se agora no que parece ser o início de toda uma nova fase de conflito.
Cheio de romance e sensualidade, mas não se limitando a isso, Na Sombra do Desejo apresenta uma nova visão do mundo da Irmandade da Adaga Negra, acrescentando novos elementos do sistema vampírico ao mesmo tempo que desenvolve uma história cativante e com grandes momentos de emoção. Sem dúvida, uma série para continuar a seguir.

1 comentário:

  1. Oi. Tudo bem? Esse livro deve ser bom. Eu li na sombra da noite e amei. Tambem tenho esse na minha lista de compras. Sou apaixonada por livros. E tenho mais de 80 livros na minha lista de compras. Beijos

    ResponderEliminar