segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Impacto (Douglas Preston)

Um ex-agente da CIA em missão no Cambodja para descobrir a origem de uma série de gemas radioactivas que estão a aparecer no mercado. Uma rapariga com um fascínio pelo espaço e uma tendência para se meter em sarilhos que decide ir em busca de um meteoro. Um cientista que descobre dados inexplicáveis sobre emissões de raios gama a partir de Marte. E, ligando tudo isto, uma descoberta que pode pôr em risco a sobrevivência da espécie humana.
É interessante a forma como, partindo de personagens e acontecimentos que, inicialmente, parecem não ter qualquer ligação, o autor constrói uma história onde todas as personagens e todas as descobertas são importantes. Na verdade, e ainda que exista uma certa medida de construção de uma história prévia para as figuras mais importantes da narrativa, não são estes que se destacam, mas sim a história e as aventuras que vivem. Para além de Wyman Ford (já conhecido de outros livros do autor), o nível de contextualização para a vida de cada personagem, resume-se a pouco mais que o necessário, havendo referências ao passado de cada um, mas sem grandes desenvolvimentos.
Se, por um lado, isto tira alguma complexidade às personagens, permite, ainda assim, um ritmo narrativo mais rápido, onde a acção é constante e compulsiva e onde cada nova descoberta impõe uma imediata necessidade de agir. Assim, à medida que as diferentes linhas iniciais se cruzam, revelando a grande descoberta e as possíveis consequências, aumenta consideravelmente a tensão na narrativa, resultando numa leitura que se torna mais e mais viciante.
Falta referir, por último, a interessante abordagem ao que é, afinal, a ameaça presente ao longo da narrativa. Não sendo as características do artefacto (ou a sua origem) desenvolvidas ao pormenor, apresenta-se, ainda assim, o suficiente para manter constante o interesse do leitor, preparando caminho para um final interessante e surpreendente (ainda que um pouco brusco).
Viciante, com uma escrita agradável e uma história de ritmo compulsivo, um livro que, apesar de alguns aspectos menos explorados, cativa e entretém da primeira e última página. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário