segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quadras (Fernando Pessoa)

A simplicidade característica das quadras populares e a complexidade temática caracteristicamente pessoana fundem-se, de forma muito interessante, nas quadras que constituem este livro. Num curioso equilíbrio entre gestos quotidianos e a complexa (e, por vezes, melancólica) que transparece em muita da poesia do autor, há nas quadras deste livro todos os elementos essenciais da obra de Pessoa - concentrados num formato simples, breve e directo.
Não sendo propriamente a minha forma poética predilecta, não surpreende que não estejam neste livro os poemas de Pessoa que, para mim, são os mais marcantes. Ainda assim, o essencial, principalmente a nível temático, continua presente e a necessária simplicidade estilística (tendo em conta o formato mais curto) acaba por tornar a voz poética mais directa. Além disso, é interessante descobrir as reflexões mais profundas por entre o toque mais popular de algumas das quadras.
É uma leitura mais simples e mais leve, se comparada com os poemas mais longos (que, pessoalmente, prefiro). É, ainda assim, um conjunto interessante e, para quem quiser conhecer a fundo a obra do poeta, há também, neste livro, toda uma nova faceta a descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário