domingo, 22 de maio de 2011

Aventuras de Sherlock Holmes III (Sir Arthur Conan Doyle)

Três mistérios invulgares, tornados simples pelas capacidades dedutivas de Sherlock Holmes, constituem mais este livro das suas aventuras, narradas pelo fiel (ainda que, segundo o próprio detective, um pouco fantasioso) Watson.
O primeiro caso trata d'A Liga dos Cabela Vermelha, e a história é a de um emprego simples e bem pago, mas destinado exclusivamente a candidatos ruivos, e que serve de base aos meandros de um plano bastante mais complexo. Trata-se, como habitual, de um conto interessante, envolvente e com uma ideia invulgar, ainda que deixe a impressão de uma resolução algo apressada.
Segue-se O Solteirão Nobre, onde um cliente da nobreza e uma noiva que desaparece do almoço de casamento são a base de mais um teste às capacidades dedutivas de Holmes. Mais uma vez, o que começa por parecer uma situação deveras estranha acaba por se revelar muito simples, numa história bastante interessante, mas onde o tom da narrativa parece ser algo distante.
E, por fim, As Faias Cor de Cobre, onde uma mulher que hesita em aceitar um emprego invulgarmente bem pago procura Sherlock Holmes para afastar as suas dúvidas, que, ainda que não o saiba, fazem todo o sentido. Misterioso, sombrio e envolvente, este conto cativa mais pelas circunstâncias do caso em si que propriamente pelas deduções do detective e é a forma como estes dois elementos se conjugam num final bastante intenso que torna este conto particularmente cativante.
De leitura agradável e com alguns momentos particularmente interessantes, um livro pequeno, mas bastante intrigante, quer pela força particular do último conto, quer pelos pequenos detalhes que, de conto em conto, vão sendo revelados sobre os seus sobejamente conhecidos protagonistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário