segunda-feira, 23 de maio de 2011

Paranormalidade (Kiersten White)

Ao trabalhar para a Agência Internacional de Contenção Paranormal, Evie já viu muito de estranho e de improvável. Mas, mesmo com o seu dom de ver através de todos os disfarces, nunca poderia estar preparada para a forma como o seu mundo muda com a captura de um ser invulgar. Ela não sabe o que ele é. A AICP não sabe o que ele é. Tudo o que sabem é que Empresta (Lend, no original) consegue adoptar a imagem de outros humanos. E a sua presença irá abalar as certezas de Evie, mesmo enquanto uma ameaça bem mais clara parece atingir os seres paranormais.
O mais interessante neste livro é a abordagem aos diferentes tipos de seres paranormais e a forma como o mundo lida com eles. A autora não se limita aos sobrenaturais conhecidos, misturando aos vampiros, bruxas, lobisomens e fadas a presença de seres mais complexos. Empresta e a própria Evie, dois dos principais elementos desta história, fogem, eles próprios, aos seres mais comuns e isso torna a história bastante mais intrigante. Além disso, todo o sistema de contenção, bem como a sua necessidade e alternativas, acaba por levantar algumas questões interessantes relativamente à forma como cada um lida com a diferença.
É de esperar num livro deste género uma certa componente de romance, que existe, de facto, e que, à primeira vista, tem muito em comum com outras histórias. Ainda assim, há algo de inesperado na forma como o possível triângulo amoroso que é insinuado na fase inicial acaba por se tornar algo de diferente, já que Reth acaba por surgir mais como um possível vilão que propriamente como um verdadeiro adversário na luta pelo interesse de Evie.
Quanto à escrita, é bastante directa e sem grandes descrições. Na verdade, é aqui que surge o ponto fraco deste livro. Se a história é contada de forma envolvente e com um ritmo bastante intenso, fica ainda assim a sensação de que poderia ter sido mais desenvolvida no que toca a pormenores. Tanto o sistema da AICP como as suas alternativas são apresentadas de forma muito geral e fica a sensação de que haveria mais a dizer nalguns momentos.
Deixando várias possibilidades e ainda bastante de potencial inexplorado, Paranormalidade é um início de série bastante interessante, com uma história cativante e de leitura agradável, mas que deixa bastante por esclarecer. Fica, por isso, a curiosidade em saber mais sobre o mundo de Evie e sobre aquilo que a espera em Supernaturally, a sua próxima aventura.

1 comentário: