quinta-feira, 12 de maio de 2011

Lisboa em Pessoa (João Correia Filho)

Partindo de um texto de Fernando Pessoa, nasceu a ideia deste guia para os lugares mais interessantes de Lisboa, quer a nível turístico, quer em termos de referência literária. E a conjugação de um texto preciso e marcado pela abundância de curiosidades históricas e referências literárias, de fotografias impressionantes e das pequenas brincadeiras escondidas nas ilustrações, cria um livro que se revela interessante e cativante, mesmo para quem, como eu, tem de Lisboa o limitado conhecimento de duas ou três visitas apressadas.
Aos múltiplos itinerários apresentados, cada um deles complementado por mapas, fotografias e citações de diferentes textos literários (de Pessoa e de outros autores), acrescenta-se ainda um pequeno guia de sobrevivência, bem como uma lista de cafés e livrarias recomendadas. Porque, num percurso associado à literatura - como são os sugeridos neste livro - é algo de quase indispensável uma passagem por uma ou várias livrarias.
Não conhecendo a maioria dos locais apresentados neste livro, não saberia avaliar se mais poderia ser dito sobre eles, ou se outros poderiam ser acrescentados. Fica, portanto, a impressão pessoal que este livro me transmitiu, a de uma visão bastante ampla e cativante da cidade, e a vontade de, um dia, conhecer pessoalmente todos estes lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário