quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Natureza das Coisas do Ponto de Vista da Eternidade (João Carlos Silva)

De uma ou duas frases a umas dezenas de páginas, reflexões, aforismos e divagações filosóficas sobre toda uma variedade de temáticas e possibilidades constituem este interessante livro. E interessante nos mais diversos aspectos.
Primeiro importa referir a multiplicidade de possíveis pontos de vista que surgem. Alguns dos textos estão relacionados, outros passam para uma temática completamente diferente. Todos têm isto em comum: a capacidade de fazer reflectir sobre os seus temas, independentemente do maior ou menor desenvolvimento daquilo que nos é apresentado como base. Assim, há toda uma vastidão de pensamentos a descobrir. Algumas respostas, mas, principalmente, muitas perguntas, ficando, quase de forma inconsciente, o estímulo a aprofundar mais o tema a partir das premissas que o livro apresenta.
Não se trata de um livro de leitura compulsiva, nem tal seria de esperar. Na verdade, parece-me que a melhor forma de apreciar este livro será lentamente, lendo alguns aforismos por dia e depois parando para reflectir sobre o que se leu. Com temas tão diversos e tão complexos, partindo de algo tão aparentemente simples como uma relação pessoal mas roçando o limiar do universo (in)finito, há muito para ponderar a cada novo texto. E é provavelmente esse o grande ponto forte deste livro.
Interessante, complexo, por vezes, mas escrito de forma acessível, uma leitura estimulante e propícia à reflexão. Um bom livro para uma viagem pelo mundo da filosofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário