terça-feira, 31 de maio de 2011

Mein Kampf - História de um Livro (Antoine Vitkine)

Chamaram-lhe a bíblia nazi e, contudo, muitos houve que apenas levaram a sério os conteúdos do Mein Kampf quando já era demasiado tarde. De um obscuro manifesto escrito na prisão, o livro de Hitler transformar-se-ia num sucesso de vendas, numa obra essencial para os seguidores de Hitler e, por fim, num livro "maldito", proibido em vários países, mas ainda fonte de inspiração para grupos extremistas em certos países. Como nasceu, que influência exerceu e o que é, hoje, para o mundo, o Mein Kampf, são algumas das perguntas a que este livro pretende responder.
Em pouco mais de 200 páginas, Antoine Vitkine traça um percurso bastante preciso e detalhado não só da vida de Hitler em relação com a sua obra, mas principalmente da obra em relação com o mundo em volta e com as políticas e acções do seu autor. Baseando-se noutros estudos sobre a obra, bem como na sua própria investigação, Vitkine apresenta o essencial da história do Mein Kampf, de uma forma acessível, mas bastante abrangente, dando especial ênfase ao papel que a obra desempenhou em diferentes épocas e países.
Ao traçar um paralelismo entre a forma como a visão e as acções de Hitler marcaram o seu tempo e a influência da sua obra num mundo árabe onde o extremismo e o anti-semitismo parecem marcar presença, o autor levanta ainda algumas questões interessantes, nomeadamente ao nível de quanto conhecem realmente do livro esses milhares de pessoas que obtiveram o Mein Kampf e que influência exerce afinal o conteúdo do livro (quer pelas palavras, quer pela História que motivou). Perguntas que, no final desta leitura, deixam também a sensação de que muito mais haveria a investigar sobre o tema e que este livro é apenas uma base muito geral sobre a história e os efeitos de um livro que, pelas piores razões, marcou a História.

Sem comentários:

Enviar um comentário