domingo, 8 de maio de 2011

Visão dos Sonhos (Dr. Michael Lennox)

Os sonhos são uma forma de contacto entre o consciente e o vasto mundo do inconsciente e, por isso, todos os sonhos têm um significado, se o procurarmos. É esta a base para este livro que, além de um extenso e bastante detalhado dicionário de sonhos, reúne as bases que o seu autor utiliza para a interpretação dos diferentes sonhos. Definindo conceitos de uma forma tão directa quanto possível, o autor apresenta o seu método não como sendo o único universal, mas como um que, do seu ponto de vista, é bastante eficaz. E a forma como este método é apresentado surge como bastante simples e relativamente fácil de aplicar.
Quanto ao dicionário de sonhos, é, de facto, bastante complexo no que toca aos principais elementos que podem surgir. A abordagem em três passos, ainda que possa parecer algo abstracta para quem está simplesmente a ler o livro (sem fins de análise concreta) estabelece, de certa forma, um método de análise que, definindo os parâmetros mais globais, facilita a exploração da componente pessoal. Isto faz com que, para efeitos de consulta (isto é, com um sonho concreto para analisar) seja bastante fácil, através dos significados e possibilidades de exploração apresentadas para cada elemento, construir uma análise que passa pelos significados globais e simbólicos dos elementos, mas que não se limita a estes.
O método apresentado é, pois, bastante interessante e, assim sendo, acabam por ser os capítulos de explicação a parte mais intrigante da leitura, já que, tratando-se de um método que dá bastante importância ao elo de ligação pessoal, ler as componentes do dicionário sem uma análise em vista poderá transmitir uma visão algo abstracta destes elementos. No que toca às bases essenciais do tema, ainda assim, não deixa de ser uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário