sexta-feira, 20 de maio de 2011

Damon, Almas Sombrias (L.J. Smith)

Agora que sabem onde se encontra Stefan, o passo seguinte para Elena, Damon e Matt é percorrer o caminho até à Dimensão das Trevas e encontrar as duas partes da chave escondida pelos kitsune. Mas o percurso é longo, as dificuldades são várias... e há sentimentos confusos a florescer entre Elena e o misterioso irmão do seu amado. Confusos ao ponto de levantar algumas dúvidas: mesmo que consigam libertar Stefan da sua prisão, será a normalidade possível?
É um pouco confusa a fase inicial deste livro, primeiro pelo início um pouco lento, mas principalmente pela forma como as acções das personagens parecem ser apresentadas. Há, nas primeiras cem páginas do livro, um destaque um pouco excessivo para a confusão emocional na mente de Elena que, mais que demorar o enredo em elementos de pouca relevância para a história, parece apontar para mudanças estranhas na personalidade dos protagonistas. Elena parece ter perdido grande parte da segurança que era a sua maior força. E Damon, através de umas quantas acções inexplicáveis, passa, por momentos, a impressão de que todas as experiências marcantes dos livros anteriores foram inúteis.
Felizmente há um ponto a partir do qual o livro parece retomar o ritmo dos anteriores e, a partir da chegada à Dimensão das Trevas, a acção passa a dominar, criando um ritmo de leitura mais envolvente (quer pelas situações de perigo, quer pela apresentação de novos elementos) e alguns momentos de grande intensidade. Continuam a surgir algumas atitudes um pouco estranhas da parte de algumas personagens, mas estas parecem agora fazer algum sentido, apontando para a possibilidade de revelações futuras.
Falta referir, por último, o final um pouco brusco, mas que desperta muita curiosidade para saber de que forma irá a autora resolver as várias situações que deixou em aberto, bem como toda a situação de Fell's Church que, pouco aprofundada neste livro, revela, ainda assim, um grande mistério por resolver.
Comparativamente aos volumes anteriores, tenho de admitir que este livro ficou um pouco aquém das expectativas. Ainda assim, passada a confusão da fase inicial e um ou outro momento mais forçado, o enredo torna-se bastante mais fluído e cativante e, por isso, o balanço final desta leitura é positivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário