quarta-feira, 18 de maio de 2011

Novidade Esfera dos Livros

-Tenho dois parentes que são médicos. Um diz biopsia, o outro biópsia. Qual é, afinal, a pronúncia correta?
- Afinal é “Nóbel” ou “Nobél”? Os locutores da TV não se entendem.
Em que caso se deve usar “de mais” e quando se pode usar “demais”?
- Deve dizer-se “Fui um dos que ganhou o prémio” ou “Fui um dos que ganharam o prémio”?
- “Houveram muitos acidentes este fim de semana” ou “houve muitos acidentes este fim de semana”?
Estas são algumas das questões que todos nós, enquanto falantes da Língua Portuguesa, nos colocamos no nosso dia-a-dia. Com este livro, de fácil consulta, organizado de forma simples, que parte sempre de uma dúvida do quotidiano para abordar temas de gramática, vamos aprender a falar em bom português.

Elsa Rodrigues dos Santos, licenciada em Filologia Românica e com o Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi Professora do Ensino Secundário e Professora convidada da Universidade Lusófona e do Instituto Superior de Ciências Educativas. Autora de várias publicações no âmbito das Literaturas Africanas e da Literatura Portuguesa. É Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa.

D´Silvas Filho é um pseudónimo literário. Como autor textual é membro do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa, do Conselho Científico (linguística) do Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, membro do Conselho Consultivo de Ciberdúvidas, sócio da Associação Portuguesa de Escritores, sócio já ‘cooperador´ e medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores. É autor do livro Prontuário Erros Corrigidos de Português e de vários livros de ficção. O autor real licenciou-se com distinção numa das universidades públicas portuguesas. Tem mais de 30 anos de docência, sendo 20 no ensino superior, onde desempenhou vários cargos, até chegar a professor coordenador.

Sem comentários:

Enviar um comentário