sexta-feira, 27 de maio de 2011

Viagem ao Mundo da Droga (Charles Duchaussois)

Um percurso pelo mundo em direcção à decadência. Da curiosidade, à descoberta, até à dependência, depois o desespero e a destruição. Neste livro, Charles Duchaussois conta a história da sua imersão no mundo da droga, e de como esse percurso, feito de ilusão em ilusão até à total imersão no vício, o levou a um ponto de total insanidade.
Sendo uma história verdadeira, e contada por quem a viveu, algo que transparece desde o início é que toda a narrativa surge ao ritmo da memória. Se há uma linha temporal definida ao longo da história, são também frequentes as vezes em que a mente do narrador divaga para acontecimentos posteriores, evocando a sua posterior decadência ou mesmo os vislumbres de salvação que, por vezes, surgirão no seu caminho. Na fase inicial, isto pode criar uma certa confusão, que se desvanece, ainda assim, a partir do momento em que a história e os seus intervenientes se tornam familiares.
Há uma visão progressivamente mais dura das consequências à medida que se avança na história e se o tom da narrativa é, por vezes, um pouco distante na fase inicial do percurso, cedo esta quase ausência dará lugar a uma visão de destruição (pessoal, mas não só), à medida que Charles avança mais e mais na sua "viagem", descobrindo momentos de puro horror, mesmo enquanto se julga rodeado de companheiros.
Escusado será dizer que é pela visão dura e directa das consequências de uma entrada quase descontraída no mundo da droga (e de uma saída quase impossível?) que esta leitura fica na memória. Contada com a clareza de alguém que viveu cada um dos acontecimentos estranhos, angustiantes, dolorosos que este livro desvenda, toda esta história é uma mensagem de alerta para os seus leitores. E é isso que realmente marca neste livro.

2 comentários:

  1. Dica anotada! Realmente me interessou. Trabalho com jovens e o tema é necessário no espaço escolar!

    ResponderEliminar
  2. uma historia de arrepiar mas excelente, durante a minha vida perdi-me 3 vezes nessa fantastica aventura que o charles viveu, com ela aprendi enquanto crescia o horrivel que as drogas podem ser e isso ajudou-me a ser uma pessoa selecta mas curiosa!! excelente leitura e aconselho-a a todos os que ainda nao leram.

    ResponderEliminar