segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Dom - vol. II (Alison Croggon)

Há uma sombra que se insinua mesmo nos lugares que deviam ser seguros. E, por isso, a viagem de Maerad e Cadvan continua, agora para longe de Innail, por entre dificuldades e descobertas, rumo a Norloch. Cadvan vê na sua protegida um destino superior e as suas capacidades latentes revelam na jovem um vastíssimo potencial. Mas Maerad é também uma rapariga perdida num mundo maior que aquele que ousou imaginar e, por vezes, marcada por demasiadas dúvidas e pelas agruras da viagem, a aprendizagem revela-se tudo menos fácil.
Tal como no primeiro volume, a narrativa dos acontecimentos continua centrada, até uma fase bastante avançada, na história de Maerad e Cadvan. Há todo um mundo em volta e uma ameaça que se insinua como cada vez mais poderosa, mas o que é revelado sobre esse assunto surge, maioritariamente, através das informações que Cadvan consegue obter. Isto cria, em simultâneo, uma sensação de conhecimento limitado e um ambiente de mistério que alimenta a vontade de saber mais, tanto sobre Maerad e o seu destino, como até sobre o sistema e as mudanças que sobre este se têm operado.
Se a escrita é bastante envolvente, mesmo nos momentos em que o enredo é menos intenso (sendo uma grande parte deste livro marcada pelas viagens de Maerad e Cadvan, é normal que haja algumas situações de pausa entre as circunstâncias de maior perigo), há uma certa força emocional que se reflecte na criação das personagens. Maerad, na sua descoberta de um mundo completamente novo e de um passado que mal consegue alcançar, constrói, através das suas dúvidas e revelações, uma personalidade forte, mas com momentos de vulnerabilidade. E Cadvan, com a constante aura de mistério que se revelará justificada quando a sua própria história for apresentada, cria o elemento protector (mas, por vezes, algo distante) cujas forças e fragilidades complementam as da sua protegida.
Há, apesar das desventuras do percurso, um ritmo relativamente pausado de acontecimentos ao longo de uma boa parte da narrativa. E é também isto que confere à fase final deste livro uma tão grande intensidade, já que as revelações da fase final levantam questões mais abrangentes. A situação deixa de dizer respeito apenas a Cadvan e Maerad para englobar todos os que o rodeiam e a ameaça da sombra, já conhecida, mas talvez subestimada, revela a abrangência do seu poder, encerrando o livro com uma mudança de impacto e uma série de perguntas que deixam uma inevitável vontade de saber o que virá a seguir.
Intrigante, progressivamente mais intenso e abrangente, um livro que cativa pela natureza dos seus protagonistas, mas também pelos sucessivos mistérios que planta na mente do leitor. Fica, sem dúvida, a vontade de ler mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário